Page 31 - Instituto Reciclar - Relatório Tecnico
P. 31

Os programas de computador são compostos de instruções que dizem como processar a entrada e fornecer a saída. Uma parte importante da programação é dizer ao computador ‘quando’ realizar uma determinada tarefa. Para isso, usa-se algo chamado “condicionais”, porque uma determinada condição ou regra deve ser atendida antes que uma ação seja realizada. Conhecidos também como comandos de decisão ou desvio, são partes fundamentais da linguagem de programação, pois são responsáveis por determinar as estruturas dos programas que não são totalmente sequenciais. Nesse caso, as instruções podem fazer com que o programa atue de acordo com os comandos dados, ou seja, é possível escolher o caminho a ser percorrido dependendo do desejo lógico. As principais estruturas de “condicionais” são: “Se Então”, “Se então Senão” e “Caso Selecione”.
Assim, como foi resumido no encontro, a estrutura do If/Else acompanha uma condição. Neste sentido, a ação deve ser executada de acordo com a decisão de um comando que determina: se algo estiver de acordo, segue por um caminho; caso contrário, a ação segue para outra resolução. Um exemplo clássico é o sistema de notas de um aluno. Se a média escolar for 5,0 pontos, ele estará aprovado se a nota for maior ou igual a 5,0; caso contrário, o sistema registra como reprovado.
Em seguida, foram aprofundados os conceitos de repetição de comandos, através de looping (Lógica While), como condição para manter alguma ação. Foi apontado como o Looping da Repetição é uma forma de facilitar a escrita de programas. Assim, se é preciso escrever uma sequência que vá se repetir várias vezes, ao invés de se reescrever muitas vezes a mesma sequência, escreve-se a sequência uma vez e coloca-se um looping de repetição de modo que ela se repita até alcançar um objetivo.
Os educadores puderam apreender que, ao trabalhar o conceito de looping em sala de aula, os alunos aprendem a simplificar seu código agrupando comandos que precisam ser repetidos. E, como consequência, desenvolvem habilidades de agrupar informações, tão caras à competência do pensamento crítico, ao perceberem a repetição nos movimentos de seus colegas e determinarem quantas vezes repetir os comandos. Dessa maneira, trabalhar com tal conceito permite compreender que, no pensamento computacional, o looping é fundamental para facilitar a programação ao incluir uma repetição.
INSTITUTO RECICLAR
| 31





























































































   29   30   31   32   33