Page 26 - Instituto Reciclar - Relatório Tecnico
P. 26

 PROGRAMAÇÃO DESPLUGADA
Dentro do Programa de Apoio à Educação Pública, o primeiro ano de desenvolvimento do eixo de Tecnologia teve como tema a Programação Desplugada. Por meio de três módulos de conteúdo independente, o curso abordou conceitos fundamentais da programação sem o uso de equipamentos digitais, sempre partindo do conceito teórico para uma sessão “mão-na-massa”, com exercícios para colocar os aprendizados em prática.
Além do foco no aprendizado na prática, valorizando a aprendizagem criativa e a sua aplicação em sala de aula, o projeto também foi formulado com base em outras metodologias, tais como o foco na figura do educador como o mediador do processo de ensino- aprendizagem, no qual os alunos se tornam protagonistas.
Durante os encontros, a metodologia do STEAM (sigla para as palavras em inglês Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics - Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) foi usada para desenvolver os conceitos expositivos e servir como exemplo de prática pedagógica que pode ser usada em aula. A utilização do STEAM cria um espaço fértil para o desenvolvimento de aprendizagem onde o erro passa a ser valorizado como um modo de retenção de conhecimento. Dessa maneira, o educador passa a ser um provocador ao problematizar mais do que trazer respostas e envolver os estudantes em problemas reais para que estes fiquem mais próximos da sua realidade. Além disso, é fundamental nesse tipo de abordagem ter o foco centrado na integração de conhecimentos e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
26 | Programa de apoio à Educação Pública - Relatório 2021






























































































   24   25   26   27   28