Page 27 - Instituto Reciclar - Relatório Tecnico
P. 27

   Uma outra metodologia utilizada na formação foi a da Aprendizagem Criativa. Frente ao contexto de grandes transformações sociais, uma pessoa criativa é capaz de pensar em soluções inovadoras e desenvolver novas tecnologias para novos problemas. Foi neste sentido que um grupo do MIT Media Lab, denominado Lifelong Kindergarten (“Jardim de infância para a vida toda”), elaborou a Aprendizagem Criativa como um método de aprendizagem, defendendo que a criatividade que é explorada nas crianças nos jardins de infância não deveria se encerrar nesta etapa, mas ser expandida para todos os níveis educacionais.
O projeto também buscou valorizar a pluralidade de formações dos educadores, o que permite a ampliação criativa de repertório, estimulando a troca de experiências e a formulação conjunta de desafios e de propostas. Por fim, também foi contemplada a diversidade tanto das realidades educacionais quanto da faixa etária dos alunos. Neste sentido, a biblioteca de projetos busca respaldar esse espaço de trocas e de valorização da pluralidade de soluções, fomentando a continuação do diálogo entre os educadores.
REFLITA
COMPARTILHE
CRIE
IMAGINE
      IMAGINE
 BRINQUE
  A Aprendizagem Criativa
se estrutura a partir de 4 Ps:
Projetos: Envolve a criação de oportunidades para que estudantes trabalhem com projetos em que eles partem de uma fagulha de uma ideia e persistem até um projeto finalizado;
Paixão: Significa encorajar os estudantes a seguirem seus interesses, pois assim sabemos que eles irão se dedicar por mais tempo e com mais esforço e persistir diante de desafios quando estiverem trabalhando com algo que realmente é importante para eles;
Pares: Diz respeito a apoiar estudantes a trabalharem com seus pares, pois sabemos que aprender é um processo construído socialmente e não apenas um empreendimento individual;
Pensar brincando: Refere-se a encorajar os estudantes a lidar de uma forma lúdica com o aprendizado, focando na exploração de possibilidades, assumindo riscos e tentando coisas novas.
INSTITUTO RECICLAR | 27




















































































   25   26   27   28   29