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A pandemia também explicitou a lacuna digital sofrida por vários jovens, situação que aumenta a desigualdade social tendo em vista o contexto atual no qual a conectividade é pré-requisito para a realização dos estudos, do trabalho e do acesso a serviços, agrava as desigualdades sociais.
Dentre os jovens da cidade, 26% não possuem instrução ou não completaram o ensino fundamental, tornando a evasão escolar um grave problema social. Dos que evadiram, 26% afirmam terem saído da escola por questões econômicas. Com a pandemia, essa situação foi ainda mais agravada: 52% dos jovens perderam o interesse pelos estudos e 28% não pensam em retornar com a normalização das atividades.
A pandemia também explicitou a lacuna digital sofrida por vários jovens que, em um contexto no qual a conectividade
é pré-requisito para a realização dos estudos, do trabalho e do acesso a serviços, agrava as desigualdades sociais. Dos estudantes paulistanos, 9% não possuem acesso à internet e 39% não possuem tablets, notebooks ou computadores. De acordo com a pesquisa “Juventudes, Educação e Projeto de Vida”, realizada pela Plano CDE em parceria com a Fundação Roberto Marinho, entre os estudantes, apenas 15% possuem notebook ou computador em casa.
Em 2017, a Secretaria Municipal de Educação da cidade de
São Paulo realizou uma pesquisa com estudantes de Ensino Fundamental da rede municipal para fundamentar a elaboração da Matriz de Saberes do Currículo da Cidade, que alinha as orientações da Base Nacional Comum Curricular às orientações curriculares da rede municipal. Segundo a pesquisa, 46,6%
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