Page 14 - Instituto Reciclar - Relatório Tecnico
P. 14

 CONTEXTO
Trabalhar com a computação desplugada foi a maneira que o Instituto Reciclar encontrou para colaborar com o Núcleo Técnico de Currículo de Tecnologias para Aprendizagem (NTC/TPA). Ao apresentar conceitos e exercícios criando um espaço de troca, acolhimento e cocriação, o curso de formação continuada objetivou colaborar tanto para que os professores tivessem repertórios para atuar nesse novo momento, quanto para que os estudantes recebessem um conteúdo propositivo e reflexivo, sem o uso de tecnologias plugadas.
Segundo pesquisa realizada pelo GOYN (Global Opportunity Youth Network) de São Paulo, há na cidade 2,57 milhões de jovens, entre os quais 700 mil estão em situação de vulnerabilidade social, sem oportunidade de formação acadêmica e/ou emprego formal. O índice de desemprego entre os jovens na cidade de São Paulo é de 35% e, entre 2015 e 2019, houve uma queda de 23,2% no número de matrículas escolares.
A partir desse cenário, o GOYN mapeou quatro principais desafios enfrentados pelos jovens paulistanos que os impactam negativamente na construção de seu projeto de vida:
RACISMO EVASÃO CRISE LACUNA ESTRUTURAL ESCOLAR LABORAL DIGITAL
    14 | Programa de apoio à Educação Pública - Relatório 2021





























































































   12   13   14   15   16