Page 13 - Instituto Reciclar - Relatório Tecnico
P. 13

 aumento da evasão escolar (Azevedo et al., 2020; Neidhöfer, Lustig & Tommasi, 2020), perdas de rendimento futuro (Azevedo et al., 2020; Yarrow, Masood & Afkar, 2020) e queda na produtividade e no Produto Interno Bruto (PIB) dos países no longo prazo (Hanushek e Woessmann, 2020; Psacharopoulos et al., 2020).
O documento produzido pelo Todos pela Educação ainda apresenta dados da pesquisa feita por Neri e Osório (2020) que mensurou a diminuição do tempo aplicado aos estudos no Brasil nesse período. Os pesquisadores mostram que o tempo médio dedicado aos estudos foi
de 2,20 horas diárias para os estudantes de 6 a 9 anos, de 2,48 para alunos de 10 a 14 anos e de 1,96 hora para os de 15 a 19 anos, uma redução média considerável, se for considerada a carga horária mínima obrigatória de quatro horas, estabelecida pela legislação brasileira.
Nesse sentido, torna-se fundamental olhar as necessidades dos professores, que são os agentes que atuam diretamente com esses estudantes, e, assim, conseguir diminuir os prejuízos causados pela pandemia do Covid-19. Para a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, realizar ações diretas de formação e adaptação ao novo cenário com os professores foi fundamental para evitar que a defasagem, já sentida, fosse maior. Dessa maneira, pensar no ensino de tecnologia
foi primordial, uma vez que o cenário social passou a exigir maior contato com equipamentos tecnológicos também como um meio de comunicação básica e acesso à informação.
Trabalhar com
a computação desplugada foi
a maneira que o Instituto Reciclar encontrou para colaborar com o Núcleo Técnico de Currículo de Tecnologias para Aprendizagem (NTC/TPA).
 INSTITUTO RECICLAR
| 13

























































































   11   12   13   14   15