Page 16 - Instituto Reciclar - Relatório Tecnico
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CONTEXTO
 Frente a esse contexto,
o Instituto Reciclar optou por iniciar a implementação do Programa de Apoio à Educação Pública
pelo eixo de Tecnologia.
dos alunos gostam de participar de projetos de informática e robótica e mais da metade acredita
que é mais fácil aprender quando há o uso de tecnologia. Dos entrevistados, 65,2% afirmam que aprenderiam melhor se a internet fosse utilizada
para atividades das aulas, e 58,5% se tivessem mais acesso ao laboratório de informática. Além disso, os respondentes também se mostraram interessados em atividades que envolvem a criatividade e curiosidade, demanda apontada por 48,8%.
Frente a esse contexto, o Instituto Reciclar
optou por iniciar a implementação do Programa de Apoio à Educação Pública pelo eixo de Tecnologia, desenvolvendo a proposta, como dito anteriormente, de programação desplugada, a partir da qual é possível fomentar o pensamento computacional por meio de ferramentas e exercícios que envolvem a resolução de problemas de maneira desplugada, isto é, sem o uso efetivo de computadores ou demais aparelhos eletrônicos. Com isso, buscou-se apoiar os professores a explorarem ferramentas tecnológicas com seus estudantes, desenvolvendo nestes habilidades técnicas e competências socioemocionais sempre alinhadas às tendências do mercado de trabalho
e ao Currículo da Cidade. Assim, por meio do desenvolvimento do pensamento computacional,
o aluno aprende a acessar, selecionar e organizar o conhecimento com curiosidade, ludicidade, pensamento científico, crítico e criativo,
buscando soluções aos problemas e se tornando protagonistas em seu processo de aprendizagem.
16 | Programa de apoio à Educação Pública - Relatório 2021
 





















































































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