Iniciativa tem como objetivo valorizar a potencialidade dos jovens atendidos nos programas de formação em explorar novas possibilidades .
Em agosto, o Instituto Reciclar celebra o Mês das Juventudes com uma campanha especial dedicada a reconhecer e valorizar a importância de impulsionar oportunidades de formação técnica e superior, visando a inserção e permanência de jovens no mercado de trabalho e na sociedade.
Durante todo o mês, o Instituto promoverá ações e atividades voltadas para o desenvolvimento e empoderamento juvenil, reforçando seu compromisso com a inclusão produtiva e a transformação social. A campanha do Mês das Juventudes destaca a formação oferecida pela organização, que proporciona oportunidades significativas para os jovens ampliarem conhecimentos técnicos e habilidades socioemocionais, com foco na formação rumo ao mercado de trabalho.
Ao decorrer de sua jornada de desenvolvimento no Programa Educacional e Programa de Apoio à Universidade, eles recebem incentivo para darem continuidade aos estudos (desde a formação técnica até o Ensino Superior) a fim do aprimoramento do perfil profissional e projeto de vida individual.
Segundo o Ministério do Trabalho, o Brasil tem 4,6 milhões de jovens que nem estudam nem trabalham, e 64% deles são jovens negros. Além disso, cerca de 6 milhões de jovens empregados estão em empregos informais, ou seja, sem carteira assinada e sem seus direitos garantidos pela lei. Esses dados reforçam a importância das iniciativas promovidas pelo Instituto Reciclar, que busca oferecer alternativas de inclusão e desenvolvimento para uma juventude que enfrenta diariamente desafios para alcançar oportunidades dignas e inclusivas – Só em 2023, mais de 90% dos jovens que participaram do Programa Educacional conseguiram seu primeiro emprego, contribuindo para um aumento de 53% na renda de suas famílias (mais da metade do que era antes).
Durante o mês, o Instituto Reciclar pretende engajar sua comunidade com temáticas que valorizam a participação da juventude no mercado de trabalho a fim de incentivar sua participação ativa na promoção do desenvolvimento dos jovens atendidos pela instituição, fomentando a solidariedade e o espírito colaborativo.
O Instituto convida todos a acompanhar e participar das atividades realizadas nas redes sociais, reforçando a mensagem de que juntos podemos construir um futuro mais inclusivo e promissor para as novas gerações.