A metodologia desenvolvida pelo Instituto Reciclar tem impulsionado cada vez mais a trajetória dos jovens do Programa Educacional, impactando além da primeira experiência profissional.
Desde 2017, o Instituto Reciclar tem impulsionado a empregabilidade de jovens de 15 a 16 anos por meio de uma formação integral oferecida no Programa Educacional, que visa prepará-los para suas primeiras oportunidades profissionais, desenvolvendo habilidades técnicas e socioemocionais essenciais para o mercado de trabalho.
Durante três anos, os jovens participam de uma preparação prática, enfrentando situações reais e conectadas aos novos desafios do mundo corporativo. As oficinas focam no desenvolvimento de competências em tecnologia, metodologias ágeis e design thinking, como propulsores de impacto pessoal e coletivo. Além disso, eles desenham seu plano de carreira nas oficinas de Projeto de Vida, contando com suporte de mentoria profissional e o custeio do curso técnico oferecido em instituições de referência.
Um dos pilares dessa formação é apoiar os jovens na descoberta do seu papel no mundo, incentivando-os a explorar oportunidades no mercado de trabalho. Por isso, desde o primeiro ano, o Instituto Reciclar promove ações que aproximam os jovens de diferentes áreas profissionais, permitindo escolhas assertivas alinhadas com seus objetivos e propósitos futuros.
A importância dos programas de formação que valoriza uma educação sólida pode ser exemplificada pela trajetória de Giovanna Duarte, aluna do Programa Educacional que, após concluir o programa e vivenciar sua primeira experiência profissional como Jovem Aprendiz, foi promovida a estagiária no Banco Alfa, parceiro do Instituto Reciclar.
Giovanna compartilha: “Quando tive essa oportunidade, fiquei muito feliz, ainda mais depois de concluir meu curso técnico, conseguir essa promoção como estagiária e ingressar na faculdade, que era um dos meus sonhos. Realizei três sonhos. Foi muito gratificante ver que, com estudo e determinação, você pode chegar a lugares que nunca imaginou”.
Ela também ressalta como a formação técnica em Serviços Jurídicos a ajudou: “Muitos podem pensar que não faz diferença, mas o curso técnico – especialmente se relacionado com seu trabalho e a área que você vai seguir na faculdade – é de extrema importância. Na faculdade, tive uma ótima experiência, porque tudo que eles falavam eu já conhecia. Como Jovem Aprendiz, isso também me ajudou muito, pois abriu portas que eu nem imaginava”.
Assim como outros jovens que já ingressaram no mercado de trabalho após a formação no Programa Educacional, Giovanna destaca a importância das oficinas formativas para seu destaque no Banco Alfa: “O impacto do Instituto Reciclar foi muito grande. Falar da OCS (Oficina Criativa de Soluções) e dos projetos que fiz era um diferencial no meu currículo. Todas essas oficinas acabam te auxiliando de alguma forma e trazendo uma bagagem que, quando você está no mercado de trabalho, ajuda bastante”.
Neste ano, o Instituto Reciclar celebra 29 anos de impacto, reafirmando seu compromisso com a transformação de vidas por meio da educação e inclusão social. Continuamos a investir na juventude, acreditando no potencial de cada jovem que passa por nossas oficinas e programas, assim como a nossa jovem Giovanna Duarte. Agradecemos aos nossos parceiros, investidores e voluntários pela união e compromisso. Juntos, reforçamos que a nossa jornada é feita de várias histórias e sonhos, e que cada parte é essencial para criarmos novas possibilidades para a juventude!