Este mês marca o início do aprendizado prático dos jovens do Programa Educacional sobre o desenvolvimento de projetos conectados aos desafios atuais e às demandas do mercado de trabalho.
No mês de maio, aconteceu no Instituto Reciclar a Feira de Ideias, evento importante realizado nas Oficinas Criativas de Soluções e um dos pilares do Programa Educacional durante o primeiro ano de formação dos jovens. O objetivo deste evento é proporcioná-los a oportunidade de apresentar suas ideias e projetos para profissionais experientes no mercado de trabalho, a fim de receberem orientações e feedbacks para a continuidade de suas ações, com o objetivo de impactar a comunidade que os cerca.
No Programa Educacional, jovens de 15 a 16 anos entram em contato com as Oficinas Criativas de Soluções (OCS). Através desta oficina, eles criam projetos para solucionar problemas reais. O foco é entender na prática como cada processo é importante dentro do mercado de trabalho. A metodologia utilizada engloba o desenvolvimento de habilidades técnicas, por meio do aprendizado de ferramentas e conceitos essenciais para a construção de um projeto, como a utilização do design thinking. Além disso, visa a formação de indivíduos em um grupo cooperativo, fundamental para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Como ponto de partida, os jovens identificam incômodos observados no cotidiano, interligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Agenda 2030 da ONU. Esses objetivos devem ser alcançados para a construção de melhores condições de vida em esfera global, por meio da implementação de políticas públicas e projetos que mitiguem problemas de desigualdade social e ambiental.
Para o desenvolvimento desses projetos, o Instituto Reciclar oferece um acompanhamento feito pelos educadores do Programa Educacional e suporte de consultores técnicos. Esses profissionais voluntários atuam em organizações renomadas e parceiras como Brasilprev, Comgás, EDF Renewables e Roche; e ao decorrer da jornada de aprendizados, contribuem com suas expertises para alinhar as soluções criadas às necessidades atuais do mercado de trabalho.
Durante a Feira de Ideias, os consultores puderam escolher os projetos nos quais desejavam colaborar, de acordo com seus conhecimentos, interesses e habilidades. Após essa etapa inicial, acompanharão o desenvolvimento do trabalho por meio de encontros periódicos ao longo do ano.
Além desses encontros, os jovens contarão com mais dois momentos de apresentação do desenvolvimento do projeto e, por fim, dos resultados alcançados ao longo de 2024. Após a Feira de Ideias, os jovens saem munidos de feedbacks e orientações que apoiam um estruturamento assertivo de como podem ser agentes de mudança de forma mensurável e alcançável.
Desejamos boas-vindas aos profissionais voluntários que acompanharão a jornada formativa dos nossos jovens em 2024 e agradecemos às nossas empresas parceiras pelo comprometimento e investimento na transformação individual e social da juventude! Seguimos juntos rumo à formação de jovens protagonistas e agentes de transformação.