Em 2024, seguimos juntos pelo crescimento da inclusão produtiva de jovens com foco em educação e tecnologia.
O Instituto Reciclar iniciou a parceria com a Lenovo em 2022 por meio do edital “Transfor-ME: Qualificação Transformacional para um Futuro Mais Inteligente”, que buscava impulsionar iniciativas educacionais inovadoras ao redor do mundo. Neste contexto, solidificamos uma parceria que almeja potencializar o desenvolvimento educacional e profissional dos jovens atendidos.
Em 2023 e este ano, o foco dessa união está concentrado especialmente no Programa Educacional com na formação pela ‘metodologia STEAM’, que integra artes às disciplinas STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática), promovendo uma abordagem interdisciplinar única e dinâmica.
Além disso, a parceria estende-se além das atividades educacionais, com voluntárias da Lenovo, participando ativamente das rodas de conversa “Mulheres na TI (Tecnologia da Informação)”. Essas iniciativas promovem não apenas a inclusão de jovens no mercado da tecnologia, mas também o empoderamento das mulheres nesse setor, incentivando a diversidade e a igualdade de gênero.
Outra grande contribuição é a presença da empresa em nosso Programa de Mentoria. Essa interação direta entre profissionais experientes e os jovens é essencial para orientá-los em suas jornadas educacionais e profissionais, proporcionando aprendizados valiosos e inspiração para seus futuros.
Para Alice Damasceno, Latin America Corporate Citizenship and ESG Communication Director: “O trabalho realizado pelo Instituto na formação de jovens vem se mostrando como muito potente na transformação das futuras gerações. A possibilidade de seguir contribuindo para que mais jovens possam seguir seus projetos de vida, aliada a frequente possibilidade de engajarmos nossos colegas da Lenovo/Motorola em atividades de mentoria é o que nos motiva.”
O Instituto Reciclar expressa profunda gratidão à Lenovo por essa parceria transformadora e espera que essa colaboração continue a prosperar. Juntos, ambas as organizações estão comprometidas em investir na inclusão produtiva de jovens, capacitando-os para enfrentar os desafios do mundo moderno e contribuir para um futuro mais equitativo.