Pular para o conteúdo

Instituto Reciclar aposta no ensino técnico para inserção de jovens no mercado de trabalho

Investimento em formação técnica faz a diferença na trajetória profissional entre os mais jovens.

O primeiro emprego representa mais do que uma fonte de renda na vida de um jovem. Além de impactar as necessidades financeiras, também oferece oportunidades de aprendizado e crescimento. A jovem Carolina Generoso, 19 anos, formada pelo Programa Educacional sabe disso na prática, recentemente conquistou uma vaga na Unilever.

Ela é uma entre os 90% dos jovens que concluíram a formação oferecida pelo Instituto Reciclar em 2023 e foram inseridos no mercado de trabalho com o apoio da organização. Além de proporcionar oportunidades educacionais, disponibiliza um ambiente de suporte, orientação e estímulo ao desenvolvimento pessoal e profissional para os participantes. “Quando eu entrei no Reciclar, eu não tinha certeza do que eu queria cursar, e eu tinha medo de fazer a escolha errada e seguir aquilo para o resto da vida. Eu aprendi muitas coisas e contei com a atenção e didática dos educadores, que foram fundamentais”, conta Carolina.

Escolher a formação técnica e, consequentemente, definir um caminho profissional inicial é um desafio significativo para os jovens, mas também pode ser decisivo para suas carreiras. Segundo a pesquisa, Impacto da Educação Técnica sobre a Empregabilidade e a Remuneração realizada pelo Insper, a pedido do Itaú Educação e Trabalho e do Instituto Unibanco, o jovem que cursar ensino técnico terá ao longo da sua vida profissional uma remuneração, em média, 32% mais alta do que a renda daqueles que concluem um ensino médio regular.

O estudo também evidencia que a conclusão de cursos técnicos contribui para aprimorar as habilidades individuais, e diminui consideravelmente as probabilidades de os  jovens atuarem no setor informal da economia. Carolina é uma das histórias impactadas pelo Instituto Reciclar que comprova esse dado. “Estou bem feliz trabalhando na Unilever, atuo na área de RH na parte de Consultoria e Finanças. E incrivelmente duas semanas depois que comecei na empresa, eu entrei na universidade. Me sinto realizada!”, afirma.

O Programa Educacional é apenas uma das iniciativas do Instituto Reciclar que reúne desenvolvimento de competências socioemocionais, habilidades técnicas e mentoria, e visa a inserção de jovens no mercado de trabalho. Se você quer transformar histórias como a da Carolina, apoie a empregabilidade dos nossos jovens! Para ser um parceiro empregador, contribuindo com a inclusão produtiva de jovens formados pelo Instituto Reciclar, entre em contato pelo e-mail colabore@reciclar.org.br.