Conheça a história de mais uma jovem do Programa Educacional que conquistou sua oportunidade profissionalmente em uma multinacional.
O Instituto Reciclar acredita no importante papel que a inclusão produtiva desempenha na transformação social. Por isso, investe em uma formação de qualidade oferecida a jovens em vulnerabilidade, visando contribuir para a entrada e para a permanência deles no mercado de trabalho. Este que se mostra cada dia mais competitivo, em constante evolução e exigindo cada vez mais habilidades e competências específicas.
Nesse cenário, a organização reconhece a importância da formação técnica, e em sua metodologia, inovadora, combina com o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais. Com o objetivo de oferecer uma qualificação bem estruturada que não apenas prepare o jovem para desafios profissionais, mas também gere valor significativo no trabalho realizado, resultando em transformações profundas em sua vida.
Em seus 28 anos de existência, o Instituto Reciclar tem inúmeras histórias de transformações para celebrar. Entre elas a da Michelly Dantas Rodrigues, formada pelo Programa Educacional e que, após atuar como jovem aprendiz na KPMG Brasil recentemente foi efetivada na área de RH da mesma empresa. “Meu foco era trabalhar, uma pessoa a mais trabalhando sempre ajuda em casa. O Reciclar entrou nesse momento na minha vida. Quando passei no processo seletivo, conversei com os meus pais e decidi me dedicar aos estudos e me qualificar”, conta a jovem.
Uma formação técnica oferece conhecimentos práticos e direcionados para a área de atuação escolhida. “Eu tinha um sonho de cursar psicologia, mas não tem técnico nessa área. E foi nas oficinas de Projeto de Vida no Programa Educacional que descobri que técnico em recursos humanos me aproximava do campo que eu desejava, sobretudo em contextos organizacionais”, relembra Michelly.
A entrada de jovens no mercado de trabalho é um período que não apenas define o início de suas carreiras, mas também influencia sua trajetória profissional a longo prazo. Hoje a Michelly está inserida no mercado de trabalho em uma multinacional e atualmente, com o suporte do Programa de Apoio do Instituto Reciclar, cursa a graduação de psicologia. Assim, a jovem realizou alguns de seus sonhos e tem transformado sua trajetória.
APOIE A EMPREGABILIDADE DE JOVENS
O Programa Educacional oferece uma formação para jovens entre 15 e 19 anos, em vulnerabilidade social. Durante três anos, eles são estimulados a desenvolverem competências socioemocionais, habilidades técnicas, participam de mentorias e recebem suporte à empregabilidade. Os jovens formados pelo Programa são integrados a um banco de talentos e por meio deles conectados a empresas que buscam profissionais qualificados e preparados para os desafios do mercado de trabalho.Para ser um parceiro empregador e contribuir com a inclusão produtiva de jovens formados pelo Instituto Reciclar, entre em contato pelo e-mail colabore@reciclar.org.br.