Pular para o conteúdo

Jovens do Instituto Reciclar propõem soluções alinhadas às necessidades do mercado de trabalho

Os profissionais voluntários que atuarão como consultores técnicos dos projetos, ao longo do ano, acompanharam as apresentações das ideias iniciais.

No mês de abril, aconteceu a Feira de Ideias, um importante momento das Oficinas Criativas de Soluções (OCS), atividade central da metodologia do Programa Educacional do Instituto Reciclar. Durante essa ação os jovens apresentaram suas ideias de projetos para a comunidade da organização e para os consultores técnicos, profissionais voluntários que são colaboradores das nossas empresas parceiras, com o objetivo de receber feedbacks e orientações para aplicarem em suas produções.

Nas OCS, são usadas ferramentas de gestão de projetos para propor ideias de soluções em que os participantes têm como ponto de partida problemas reais do mundo do trabalho e que estejam alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Agenda 2030, da ONU (ODS). Para o desenvolvimento dos projetos, os jovens contam com a orientação da equipe de educadores e também recebem o suporte de consultores técnicos, profissionais voluntários de empresas parceiras do Instituto Reciclar, que contribuem com suas expertises para que as soluções criadas estejam alinhadas às necessidades atuais do mercado de trabalho.

Durante a Feira de Ideias, os consultores puderam escolher o projeto que desejavam colaborar de acordo com seus conhecimentos, interesses e habilidades. A partir de então, acompanharão o desenvolvimento do trabalho por meio de encontros periódicos, ao longo do ano. “Com muito orgulho aceitei o convite para ser mentora de jovens. Sem dúvida, algo que me inspira muito é poder conhecer histórias de vida e poder, de alguma forma, contribuir para o desenvolvimento das pessoas no mercado de trabalho. Aliás, não há nada mais satisfatório do que acompanhar a evolução profissional de alguém que você mentora”, conta Cristiane Nogueira de Andrade, Diretora Geral na Punto.

A metodologia proposta nas Oficinas de Soluções Criativas visa potencializar o processo de formação integral dos jovens, por meio do voluntariado corporativo, à medida que traz uma visão do mercado para os projetos desenvolvidos. Com isso, contribuindo para o futuro profissional dos beneficiários. 


Desejamos boas-vindas aos profissionais voluntários e agradecemos pela colaboração na busca pela transformação social!