Pular para o conteúdo

Encontro presencial marca início do Programa de Mentoria Jovens Mães

Instituto Reciclar adequa metodologia às necessidades das mentoradas participantes para promover a inclusão de um público historicamente minorizado.

Iniciamos o Programa de Mentoria Jovens Mães, realizado em conjunto com a ONG Amor Philia. O onboarding dos mentores aconteceu online, como de costume. Já o das mentoradas ocorreu presencialmente na sede da organização parceira, em Embu das Artes – SP, oferecendo todo o suporte necessário às participantes.

A realização do Onboarding presencial das mentoradas foi importante para atender a demanda de apoiando-as no cadastro na Plataforma Mentú, uma vez que as participantes indicaram um baixo letramento digital. Além disso, dessa forma as jovens mães puderam seguir suas rotinas de cuidado com os seus filhos, uma vez que no espaço da Amor Philia contam com uma sala de suporte para as crianças ficarem enquanto elas participam das atividades. Para sanar esta demanda a equipe do Instituto Reciclar dialogou com cada um dos quatro grupos de mulheres que integram o Programa de Mentoria.

O encontro foi um momento para esclarecer dúvidas, orientar sobre a trilha de mentoria e os próximos passos, mas também foi possível conectar o processo da mentoria as ações que as jovens estão desenvolvendo no Projeto de Vida delas, uma vez que pode colaborar com o percurso desenhado por elas para atingirem seus sonhos profissionais. 

O Programa de Mentoria é destinado a 50 jovens mães atendidas pela Amor Philia. Por meio de uma trilha de conhecimento e autoconhecimento, busca-se o desenvolvimento de competências técnicas e soft skills centradas no mundo do trabalho. Para isso, possui conteúdo sistematizado, um processo de formação e acompanhamento individualizado contínuo, bem como o acesso ao suporte da plataforma Mentú. 

Além disso, o Instituto Reciclar também apoiou, gratuitamente, a Amor Philia na construção de um novo programa da organização voltado para a qualificação profissional, exclusivamente de jovens mães, visando a inserção delas no mercado de trabalho. 

O trabalho em rede das organizações da sociedade civil é fundamental para combatermos as inúmeras desigualdades sociais do nosso país. Juntos podemos transformar realidades!