Pular para o conteúdo

Mostra final de projetos das Oficinas Criativas de Soluções

Jovens encerram ciclo de trabalho apresentando projetos que visam solucionar problemas reais.

Nos dias 16 e 17 de novembro, os jovens participantes do Programa Educacional realizaram a mostra final dos projetos desenvolvidos por eles nas Oficinas Criativas de Soluções (OCS). Foram apresentadas 20 soluções criativas, identificadas a partir de problemas reais pelas diferentes equipes de trabalhos e que estão alinhadas a alguns dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis da ONU (ODS).

Os projetos desenvolvidos, ao longo do ano, abordaram temas como acesso ao mercado de trabalho, empreendedorismo, equidade racial, igualdade de gênero, entre outros. As diferentes equipes de trabalho passaram pelas fases de ideação, prototipação, planejamento, execução e implementação. Por fim, chegaram ao momento onde apresentaram os resultados finais para a banca composta por representantes de empresas parceiras, membros da nossa Diretoria de Governança e do Conselho de Administração, e pelos Consultores Técnicos, profissionais voluntários que acompanharam e orientaram os jovens durante todo o processo de desenvolvimento dos projetos, para encerrar o ciclo com a etapa de avaliação/celebração.

A nossa metodologia de formação de jovens está baseada em atividades que promovem o aprendizado na prática, a partir de situações reais. A estratégia é investir em uma formação concisa e de qualidade para que os atendidos pelo programa se tornem agentes multiplicadores de transformação.

O nosso principal objetivo é ampliar a visão dos jovens sobre vocação, habilidades e interesses, além de conectá-los às tendências do mundo do trabalho e da vida em sociedade. Trabalhamos para formar jovens criativos, proativos e protagonistas de suas histórias.

A mostra final dos projetos é parte fundamental da nossa metodologia de trabalho, porque é a partir dela que os jovens demostram seus esforços e dedicação de um ano de trabalho e aprendizados.

Conheça abaixo cada um dos 20 projetos desenvolvidos e os produtos elaborados pelas equipes de trabalho: