Pular para o conteúdo

processo de seleção 2022, seja protagonista da sua história

As inscrições para o processo seletivo 2022 estão abertas e irão até o dia 15 de outubro de 2021, para participar os jovens precisam ter entre 15 e 16 anos, serem estudantes de escolas públicas, ou bolsistas da rede particular, e que estarão cursando o 1º ou 2º ano do ensino médio no próximo ano.

O Programa Reciclar promove a formação socioemocional e técnica profissional de jovens por meio do aprendizado na prática, a partir de situações reais, formando jovens para empreender em suas vidas, no trabalho e na comunidade. Em 2020, 96% dos jovens já estavam empregados no final de sua formação, ocasionando um incremento de 51,7% na renda familiar dos mesmos.

O Programa é baseado nos seguintes pilares: Oficinas Criativas de Soluções, nas quais são desenvolvidos projetos que visam solucionar problemas reais da comunidade; Oficinas de Suporte, que complementam os conteúdos da educação formal; Projeto de Vida, no qual os jovens planejam seu futuro pessoal e profissional e escolhem seu curso técnico; Curso Técnico, integralmente custeado pelo Reciclar em escolas de excelência; Mentoria, na qual os jovens são acompanhados por um mentor voluntário para enfrentar os desafios da entrada no mercado de trabalho; e Apoio à Empregabilidade, por meio do qual os jovens são encaminhados a processos seletivos junto a empresas parceiras do Instituto.

A participação no Programa é totalmente gratuita e o Instituto Reciclar fornece alimentação e transporte para os jovens. Além disso, financia integralmente os cursos técnicos em escolas de referência para a área escolhida, como a Escola Técnica do Hospital Albert Einstein, Senac, Escola Técnica Oswaldo Cruz, FAMESP, entre outros.

O nosso processo seletivo é realizado em duas etapas. Na primeira, os participantes serão divididos em grupos, cada qual com um observador da nossa equipe, que avaliará o engajamento dos jovens, conhecendo-os e buscando entender suas motivações para participarem do Programa. Já na segunda etapa, os selecionados serão chamados para uma entrevista com suas famílias – entendemos que a participação das famílias e sua aderência à proposta do projeto são fundamentais para a formação do jovem.

Para maiores informações: Processo de Seleção