Pular para o conteúdo

3º ANO DO PROGRAMA DE APOIO À EDUCAÇÃO PÚBLICA

Em 2022, daremos continuidade ao eixo de Tecnologia, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, capacitando 2.700 professores da rede.

Em 2022, o Instituto Reciclar avança para o terceiro ano de sua parceria com a Secretaria Municipal de Educação, dando continuidade à implementação do eixo de Tecnologia do Programa de Apoio à Educação Pública. Ao longo deste ano, serão oferecidas três formações para os professores da rede, com os temas de Robótica, Uso do Arduíno e Impressora 3D. Por meio da formação de 2.700 professores, 40.000 estudantes serão beneficiados.

O Programa de Apoio à Educação Pública do Instituto Reciclar visa compartilhar a expertise da organização, adquirida por meio do Programa Educacional, para contribuir com a construção e fortalecimento de políticas públicas, ampliando nosso impacto e gerando benefícios para toda a sociedade. O Programa é estruturado em cinco eixos: Tecnologia, Habilidades e Competências Socioemocionais, Projeto de Vida, Empreendedorismo e Educação Financeira.

No primeiro ano, em 2020, iniciamos a aplicação do projeto piloto, formando 80 professores da rede pública. Já em 2021, demos sequência à implementação do eixo de Tecnologia, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Educação (SME). Esse projeto, construído em conjunto pelo Reciclar com a SME, visa apoiar os professores da rede municipal na utilização de equipamentos tecnológicos adquiridos pela Secretaria, repertoriando-os com estratégias para melhor explorá-los em sala de aula de modo a desenvolverem nos estudantes tanto habilidades técnicas como competências socioemocionais.

Em seu segundo ano, o projeto capacitou 900 professores da rede municipal em um curso em três módulos com o tema Programação Desplugada, beneficiando 36.000 estudantes. Tendo em vista o contexto pandêmico vivenciado pelo país, o curso tinha como objetivo explorar o desenvolvimento do pensamento computacional sem o uso de equipamentos tecnológicos, repertoriando os professores com atividades que pudessem ser realizadas pelos estudantes em suas casas.

Regina Gavassa, coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem da SME, relata: “Trabalhar com as questões de forma desplugada dentro de um núcleo que trabalha com tecnologias o tempo inteiro teve essa dificuldade, e nós, com essa formação, conseguimos suprir um pouco disso. Já colhemos muitos frutos com vários trabalhos que nos foram apresentados dentro de uma amostra que fizemos, e percebemos que deu bastante certo, que trouxe muitos resultados positivos”.

Para o terceiro ano da parceria, com a volta das aulas presenciais, o objetivo das formações é apoiar os professores na exploração dos equipamentos que eles têm disponíveis nas salas de aula, e que foram adquiridos pela SME. Dessa forma, serão oferecidas três formações, cada uma com três módulos, de temas: Robótica, Uso do Arduíno e Impressora 3D. Cada formação será oferecida para 900 professores, totalizando 2.700 professores beneficiados, e 40.000 estudantes.

Com o Programa de Apoio à Educação Pública, o Instituto Reciclar, com o apoio de parceiros da iniciativa privada, leva à rede pública de ensino inovações ligadas a educação. O projeto é viabilizado por meio do Investimento Social Privado (ISP), contando com o apoio da B3 Social e do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo para sua realização.

Nós acreditamos que a transformação social depende da atuação conjunta de todos os agentes da sociedade. Dessa forma, nós reiteramos nosso compromisso com a educação pública e de qualidade, e atuamos para unir setor público, a iniciativa privada e o terceiro setor em prol da construção de um país justo e com oportunidades para todos.