Pular para o conteúdo

90% dos jovens do Programa Educacional conquistaram o primeiro emprego

Os resultados falam por si: após concluírem a formação, os estudantes são contratados por empresas parceiras do Instituto Reciclar

O Instituto Reciclar permanece em destaque como instituição que promove a empregabilidade de jovens. Com uma abordagem diversa que combina o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, capacitação profissional e suporte emocional durante processos seletivos, o Programa Educacional tem permitido aos jovens a construção de novos caminhos.

Durante suas jornadas no Programa, jovens de 15 a 18 anos, recebem formação integral que vai além do ensino de ferramentas de trabalho essenciais. Todas as ações buscam desenvolver profissionais humanizados, capazes de gerenciar emoções, cultivar habilidades sociais e éticas, e promover iniciativas tanto na vida pessoal quanto no ambiente de trabalho e na comunidade em que estão inseridos.

No último ano, o Reciclar alcançou a marca de 90% de jovens incluídos no mercado de trabalho, indicador que demonstra a efetividade da metodologia do programa em promover novas oportunidades, resultando em um aumento de 53% na renda per capita das famílias atendidas. “É muito gratificante poder ajudar em casa e ter dinheiro para realizar meus desejos. No trabalho, ainda sinto como se estivesse em um curso, já que aprendo todos os dias!”, afirma Maria Eduarda Alves Gaia, uma jovem participante do Programa Educacional que recentemente conquistou seu primeiro emprego.

Depoimentos como este são resultado do modelo educativo do Instituto Reciclar, que fortalece conexões e promove o autodesenvolvimento por meio de oficinas e mentorias com profissionais experientes, além de oferecer apoio técnico. Esta combinação de recursos capacita jovens em contexto de vulnerabilidade social para ingressarem em diversas áreas profissionais, de forma consistente.

Maria ainda descreve o impacto do Instituto Reciclar em seu desenvolvimento profissional e pessoal: “O Reciclar foi essencial em todos os passos que dei até aqui. Sem o apoio do Instituto, não teria metade do conhecimento que tenho agora e seguiria um caminho bem diferente. Hoje, consigo ter uma visão ampla de toda a minha jornada e posso dizer que o Instituto foi excepcional na minha vida”.

É fundamental investir no desenvolvimento integral dos jovens, proporcionando oportunidades para explorar seus interesses, habilidades e potenciais. Em 2024, 220 jovens participarão do Programa Educacional, onde terão espaço para ampliar a visão sobre vocação, habilidades e interesses, além de se conectar às tendências do mundo do trabalho.

Agradecemos a todos os nossos parceiros por se juntarem a nós em prol da formação de jovens criativos e protagonistas de suas histórias.