Page 23 - Instituto Reciclar - Relatório Tecnico
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 os professores e professoras foram apresentados a conceitos fundamentais da programação e realizaram exercícios desplugados que puderam ser replicados nas salas de aula. Dessa forma, objetivou-se relacionar teoria e prática segundo o princípio da cultura “faça você mesmo” e ampliar as possibilidades de utilização dos espaços makers nas escolas.
As capacitações ainda abordaram quatro competências socioemocionais:
• Empatia: colocar-se no lugar do outro, apresentando escuta ativa, e entendendo as singularidades de cada um;
• Colaboração: atuar em conjunto com o outro, em prol de um mesmo objetivo, adquirindo uma postura ativa frente às necessidades do outro; • Autonomia: realizar projetos de forma independente, e aprender a aprender;
• Comunicação: Saber assumir a palavra em público, defender suas ideias e adequar sua fala a cada interlocutor.
E cinco habilidades do mundo do trabalho:
• Liderança: capacidade de gerir projetos e organizar grupos de trabalho;
• Proatividade: Ser perseverante, orientando-se frente a seus objetivos; • Trabalho em equipe: Aprender a conviver em grupo e cooperar na realização de um projeto em comum; • Técnicas para lidar com a tecnologia: conhecer ferramentas tecnológicas e saber manuseá-
las, entendendo o pensamento computacional de modo a poder aplicá-lo em diversos contextos;
• Criatividade: pensar de forma original e fazer julgamentos críticos sobre o sentido do que se faz (abertura a novas experiências).
Já a Secretaria responsabilizou-se pela divulgação das capacitações dentro da rede, bem como a inscrição e seleção dos participantes. O Acordo de Cooperação, com duração até 2024, prevê que 36.000 estudantes da rede pública municipal sejam beneficiados por meio da formação de professores.
INSTITUTO RECICLAR
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