Pular para o conteúdo

VISITA A ESCOLAS TÉCNICAS E ESPAÇOS CULTURAIS

Como parte do Programa Educacional, as saídas contribuíram para a formação integral dos jovens.

No segundo semestre de 2021, os jovens do Ano 1 do Programa Educacional do Reciclar realizaram visitas a escolas técnicas com o objetivo de fundamentar suas escolhas para o curso técnico que irão iniciar a partir do Ano 2 do Programa, integralmente custeado pelo Reciclar em escolas de referência. Foram visitadas a Escola Técnica do Hospital Israelita Albert Einstein e a Hotec.

O Programa Educacional do Reciclar visa promover a inclusão produtiva de jovens por meio de um modelo educativo de formação integral, ampliando sua visão sobre vocação, habilidades e interesses, e conectando-os às tendências do mundo do trabalho e da vida em sociedade. Nesse contexto, as saídas dos jovens têm como objetivo não apenas apoiá-los na construção de suas carreiras, mas também promover a aprendizagem de conteúdos relacionados à cidadania, à construção de valores e atitudes mais humanizadas e à inserção em um universo mais abrangente da cultura.

Assim, além das saídas às escolas técnicas, foram também realizadas diversas visitas a espaços culturais da cidade. Nesse semestre, os jovens visitaram a Bienal do Ibirapuera, o Museu Afro-Brasil, a Pinacoteca e o Museu de Arte Moderna de São Paulo.

As visitas técnicas se fazem importantes nesse momento de escolha dos jovens, pois desta forma os mesmos podem entender como será a sua rotina a partir do próximo ano, em que iniciam o curso técnico, e principalmente auxilia nesse processo de escolha do curso. Já as visitas aos espaços culturais fazem com que os jovens possam ampliar o seu conhecimento e repertorio cultural, auxiliando na construção de pensamentos e a desenvolver linhas de raciocínio para a construção de debates e exposição de ideias. ”, comenta Rafael Villares, Gerente Educacional aqui do Instituto.