Programa de Mentoria é reconhecido em Premiação
06/12/2021

Iniciativa ficou entre as 10 organizações sociais finalistas na categoria voluntariado em OSCs e coletivos.

 

O Programa de Mentoria do Instituto Reciclar ficou entre as 10 organizações sociais finalistas na edição 2021 do Prêmio Voluntariado Transformador, na categoria Voluntariado em OSCs e coletivos. O prêmio é uma iniciativa da Atados, Centro Mineiro de Voluntariado Transformador - Minas Voluntários e da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (FUNDAMIG). Nesse ano, ele teve como objetivo reconhecer iniciativas de voluntariado que contribuem para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados na Agenda 2030 da ONU.

 

O Prêmio reconheceu iniciativas em quatro categorias: Voluntário Transformador, Voluntariado em OSCs e coletivos, Voluntariado Corporativo e Voluntariado no setor público. Foram contempladas, assim, iniciativas de voluntariado da sociedade civil, do setor público e do setor privado, entendendo que, para que consigamos atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, é necessária uma ação conjunta de todos os setores.

 

O Programa de Mentoria do Instituto Reciclar foi uma das dez organizações sociais finalistas na categoria Voluntariado em OSCs e coletivos, que foi subdividida na premiação para contemplar dez organizações sociais e cinco coletivos enquanto finalistas. A Mentoria promove o intercâmbio de experiências entre profissionais voluntários e jovens em situação de vulnerabilidade por meio de uma trilha de sessões que visa desenvolver hard esoft skills aderentes ao mundo do trabalho, contribuindo para a inserção e ascensão profissional destes últimos. Em 2021, o Programa de Mentoria beneficiou 160 jovens predominantemente negros e indígenas das cinco regiões do Brasil.

 

Com essa iniciativa, o Instituto Reciclar contribui para os ODS 1 – Erradicação da Pobreza; 4 – Educação de Qualidade; 5 – Igualdade de Gênero; 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico; 10 – Redução das Desigualdades. Essa contribuição só é possível com a atuação conjunta de voluntários, organizações da sociedade civil e o apoio de empresas parceiras, que viabilizam a execução do projeto.

 

Ao apoiar o projeto por meio do Investimento Social Privado, as empresas contribuem não apenas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mas também para seu ESG, algo que, cada vez mais, tem sido cobrado pela sociedade. A sigla em inglês, que significa Meio Ambiente, Social e Governança, mostra uma tendência social de prezar não apenas pelos produtos e serviços das corporações, mas também pela forma como estes são realizados. O apoio ao Programa de Mentoria contribui para o Social da empresa, revelando a preocupação desta com a comunidade e o compromisso com seu desenvolvimento.

 

O Programa de Mentoria também possibilita a atuação das empresas no projeto por meio do Voluntariado Corporativo. Assim, as empresas não apenas apoiam a execução, mas atuam diretamente nela, possibilitando que seus colaboradores passem por uma experiência que é transformadora para ambas as partes, uma vez que também os mentores aprendem com os jovens, desenvolvendo habilidades de liderança e gestão da diversidade, além de desenvolverem soft skills e fortalecerem seu engajamento e motivação.

 

O voluntariado é fundamental para o exercício da cidadania, engajando os cidadãos na construção do país que desejam para si. Como coloca o Prêmio Voluntariado Transformador: “Voluntariado é a participação social viva e pulsante. É a sociedade em movimento”.  Parabenizamos nossos voluntários por sua atuação e agradecemos por sua contribuição para a nossa sociedade! Esse reconhecimento só é possível com o trabalho de vocês!

CONTATO
Av. Presidente Altino, 973 - Jaguaré
FIQUE POR DENTRO
Cadastre-se receber notícias e informações sobre a gente!