Parceria lança Programa de Mentoria para Pretos e Pardos
01/12/2021

Bristol Myers Squibb e Instituto Reciclar irão beneficiar estudantes pretos e pardos, contribuindo para seu ingresso e ascensão no mercado de trabalho.

 

No mês de novembro, o Instituto Reciclar e a Bristol Myers Squibb (BMS) iniciaram uma parceria para beneficiar 50 jovens pretos e pardos universitários ou recém-formados. Por meio do Programa de Mentoria, os jovens desenvolverão hard e soft skills aderentes às tendências do mundo do trabalho, contribuindo para sua inserção e ascensão no mercado. Ao todo, serão realizadas 10 sessões em trilha de mentoria estruturada e elaborada para romper as barreiras enfrentadas por esse público em seu início de carreira profissional.

 

Segundo o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 54% da população brasileira se autodeclara preta ou parda. Essa realidade, contudo, não se reflete no mercado de trabalho, principalmente em cargos mais altos e de melhor remuneração. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ethos indicou que menos de 5% dos executivos são afrodescendentes e, quando se acresce a essa estatística um recorte de gênero, o número fica ainda menor: só 0,4% dos executivos são mulheres pretas ou pardas. Destes profissionais negros, menos de 10% estão em altos postos hierárquicos.

 

Uma pesquisa realizada pela consultoria de engajamento Santo Caos em 2018 ouviu profissionais pretos e pardos quanto às dificuldades enfrentadas por eles no mercado de trabalho desde as entrevistas, passando pelos relacionamentos no ambiente de trabalho, até a promoção. Entre as barreiras internas que eles sentem, foram apontadas a falta de networking e bolha de informação e a baixa autoestima / auto sabotagem. A Indique uma Preta, rede de apoio a profissionais pretas e pardas, em encontros da rede, levantou que as profissionais negras, como muitos, possuem dúvidas sobre como se portar na hora de enviar um currículo, um portfólio, ou na entrevista.

 

Frente à essa realidade, uma trilha de sessões foi elaborada visando romper com essas barreiras, tanto internas quanto externas, que impedem a inserção e ascensão dos profissionais pretos e pardos no mercado de trabalho. Networking, Confiabilidade, Curriculum Vitae e Auto Sabotador são alguns dos temas abordados. Cada jovem será acompanhado ao longo da trilha por um mentor voluntário, que também terá a oportunidade de desenvolver soft skills e aprimorar-se enquanto líder de um time diverso.

 

As inscrições para ser um mentorado do programa já estão abertas e podem ser feitas clicando aqui. Esta ação contempla jovens universitários de 21 a 29 anos, que se autodeclaram pretos ou pardos. Compartilhe esta oportunidade com a sua rede!

 

Agradecemos a Bristol Myers Squibb pela parceria e seguimos juntos atuando em prol da equidade racial no mercado de trabalho!

CONTATO
Av. Presidente Altino, 973 - Jaguaré
FIQUE POR DENTRO
Cadastre-se receber notícias e informações sobre a gente!