Seja um mentor voluntário do Instituto Reciclar
04/11/2021

A Mentoria do Instituto Reciclar possibilita que profissionais experientes atuem como mentores, contribuindo com o desenvolvimento dos jovens participantes do Programa Educacional.

 

Estamos iniciando o processo de recrutamento de voluntários(as) para o Programa de Mentoria 2022 do Instituto Reciclar. A Mentoria conecta profissionais experientes aos jovens do Reciclar, promovendo trocas de experiências e o desenvolvimento de competências socioemocionais e habilidades técnicas importantes para o mundo do trabalho, apoiando os jovens em sua entrada no mercado. Composta por 16 sessões a serem realizadas ao longo de dois anos, ela ocorre em modelo virtual com início em fevereiro de 2022. Os voluntários ainda contam com encontros de formação e trocas de boas-práticas.

 

 A Mentoria é um dos pilares do Programa Educacional do Reciclar, que tem como objetivo promover a inclusão produtiva de jovens por meio de um modelo educativo que combina o desenvolvimento de competências socioemocionais, habilidades técnicas (incluindo o custeio de cursos de nível técnico em escolas de referência), e apoio à empregabilidade. Ao longo de três anos, os jovens, estudantes da rede pública de ensino entre 15 e 19 anos, frequentam oficinas no contraturno escolar, realizam um curso técnico e, ao longo do segundo e terceiro anos do programa, são acompanhados por um mentor em uma trilha de mentoria que visa apoiá-los nesse momento de entrada no mercado.

 

 A trilha de Mentoria possui conteúdo sistematizado em uma plataforma desenvolvida pelo Instituto Reciclar, a Mentú, que conta ainda com ferramentas de agenda de encontros, e análise de dados para melhor acompanhamento da realização da trilha pela equipe do Instituto. Os voluntários, que dedicam aproximadamente duas horas por mês para os encontros, contam com o suporte da equipe de Voluntariado do Reciclar, além de receberem treinamentos e material de apoio.

 

O programa de Mentoria do Instituto Reciclar recebeu este ano a 4ª Edição do Selo de Direitos Humanos e Diversidade, concedido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo. O Selo busca reconhecer ações de inclusão e promoção de direitos humanos e diversidade no âmbito da iniciativa privada, órgãos públicos e entidades do terceiro setor, que sejam consideradas práticas inovadoras na promoção da empregabilidade, gestão de pessoas, cultura organizacional, investimento social e posicionamento de marca, bem como no enfrentamento de qualquer tipo de discriminação e desigualdade, como forma de promoção da diversidade e da cidadania. Nosso desejo é construir uma rede cada vez maior de pessoas engajadas socialmente, movidas pelo sentimento colaborativo e que buscam contribuir com o desenvolvimento de jovens!

 

Assista o vídeo e conheça um pouco mais sobre o Programa de Mentoria clicando aqui

 

As inscrições para se tornar mentor(a) estão abertas e podem ser feitas até dia 22 de novembro e podem ser realizadas clicando aqui.

 

Observações:

1. A inscrição não garante a participação no programa;

2. Serão priorizados voluntários(as) de empresas parceiras do Instituto Reciclar;

3. As vagas são limitadas;

4. Há um processo de seleção que prioriza a experiência profissional e um match dos perfis dos(as) voluntários(as) e jovens Reciclar.

CONTATO
Av. Presidente Altino, 973 - Jaguaré
FIQUE POR DENTRO
Cadastre-se receber notícias e informações sobre a gente!