4ª Edição do Selo de Direitos Humanos e Diversidade
19/10/2021

Programa de Mentoria do Instituto Reciclar recebe o Selo de Direitos Humanos e Diversidade de 2021.

 

O Programa de Mentoria do Instituto Reciclar acaba de receber o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, concedido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo. O Selo busca reconhecer ações de inclusão e promoção de direitos humanos e diversidade no âmbito da iniciativa privada, órgãos públicos e entidades do terceiro setor, que sejam consideradas práticas inovadoras na promoção da empregabilidade, gestão de pessoas, cultura organizacional, investimento social e posicionamento de marca, bem como no enfrentamento de qualquer tipo de discriminação e desigualdade, como forma de promoção da diversidade e da cidadania. Nessa quarta edição do Selo, o Programa de Mentoria foi reconhecido como uma boa prática no eixo da juventude e passará a compor um banco com outras iniciativas que receberam o Selo.

O Programa de Mentoria desenvolvido pelo Instituto Reciclar visa contribuir com a inclusão produtiva de jovens, gerando impacto social, para tal propõe sessões que desenvolvem em seus participantes importantes soft skills centradas no mundo do trabalho. Para isso, possui conteúdo sistematizado e um processo contínuo de formação e acompanhamento individualizado. O Programa promove um intercâmbio de conhecimentos entre profissionais do mercado, que atuam como voluntários e os jovens beneficiados pela iniciativa.


“É uma iniciativa do Instituto Reciclar que junto com parceiros já atende jovens das cinco regiões do Brasil. Nas sessões são trabalhadas habilidades socioemocionais bem como competências técnicas necessárias à entrada e permanência no mercado de trabalho. São temas da mentoria a resiliência, confiabilidade, autossabotagem, assim como currículo e networking. Ao longo dos encontros, por meio da troca de experiências com o mentor, o jovem passa por um processo de autoconhecimento que visa ajudá-lo a superar os desafios do início da carreira profissional. Para dar suporte à Mentoria, uma plataforma foi desenvolvida pelo Instituto, a Mentú, que possui todo o conteúdo das sessões, bem como ferramentas de agendamento dos encontros e de análise do andamento da trilha para melhor acompanhamento pela equipe do Reciclar”, relata Carlos Henrique, diretor executivo aqui do Instituto.


“O Programa de Mentoria além de beneficiar diretamente os jovens participantes da iniciativa também é uma maneira de atuação em parceria com empresas, que conseguem assim desenvolver seu público interno, realizar ações de voluntariado de forma estruturada e que geram efetivos impactos sociais, incorporando uma boa prática do terceiro setor a suas ações de ESG”, complementa Carlos.


Em 2021, mais de 300 jovens serão beneficiados pela iniciativa que também contabilizará mais de 4 mil horas voluntárias doadas por funcionários de mais de 90 empresas. Esse programa contribui diretamente com o atendimento dos ODS 4 – Educação de Qualidade, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 10 – Redução das Desigualdades. O Instituto Reciclar agradece e compartilha esse reconhecimento com todos os seus parceiros, voluntários e colaboradores!

CONTATO
Av. Presidente Altino, 973 - Jaguaré
FIQUE POR DENTRO
Cadastre-se receber notícias e informações sobre a gente!