Jovem Reciclar é aprovada na USP
15/04/2021

O Programa Reciclar foi criado pensando em formas de os jovens se desenvolverem ao longo da trilha e principalmente de maneira que tenham autonomia para traçar os próximos passos do seu futuro tornando-se protagonistas de suas próprias histórias.

E é com muito orgulho que lhe trazemos a trajetória da Jenifer Brito, jovem Reciclar da turma de 2017, que foi aprovada no curso de Pedagogia pela USP.

Desenvolvendo competências socioemocionais o Reciclar auxilia na desenvoltura de jovens no início de sua caminhada pessoal, profissional e social. E foi assim que aconteceu com a Jenifer, no início ela desejava ter várias profissões e era muito dispersa quanto às suas vontades e planos para o futuro, mas no decorrer das Oficinas e com o apoio dos educadores ela pode entender o quanto aquela trilha seria importante para a sua vida.

“Acredito que além das habilidades que desenvolvi de enxergar problemas dentro da sociedade, desenvolver projetos sobre e me relacionar em grupo, com pessoas que têm diferentes opiniões e jeitos, a principal foi a habilidade da comunicação! Eu sempre tive uma dificuldade enorme em falar em público, me achava péssima, ainda mais pela insegurança, mas aos poucos fui aprendendo, a não só me comunicar para apresentar algo, mas também para me expressar melhor com meu grupo, e com toda certeza cada erro que eu tive lá foram essenciais para a minha melhora. Tinha vezes que morria de vergonha, me cobrava muito, mas os erros fazem parte, e são eles que nos fazem evoluir. ”, nos conta.

Através do projeto de vida e da mentoria foi possível que ela percebesse a importância de se dedicar e planejar os seus próximos passos, já que havia decidido cursar Pedagogia pela USP, tendo em mente que sua família não teria condições de pagar uma faculdade ou até mesmo outros custos caso conseguisse uma vaga fora de São Paulo. Além das Oficinas preparatórias para exames oferecidas para os jovens Reciclar a Jenifer foi em busca de cursinhos preparatórios, se inscreveu em alguns processos seletivos até que conseguiu uma vaga para fazer parte do CPCL (Cursinho Popular Clarice Lispector), e este foi o passo crucial para conquistar o seu objetivo.

“Desde a época que decidi o que realmente queria fazer, sempre esteve na minha cabeça que eu queria fazer a faculdade na USP. Então durante os dois anos estive estudando, focando no vestibular da Fuvest e criando estratégias para conseguir passar. A mentoria que tive no Reciclar agregou muito nessa conquista, a minha mentora, ela sempre foi um suporte muito importante para mim, não só para me instruir no que eu poderia fazer, como para me ouvir e entender o que estava passando, para me ajudar nesse caminho! Isso foi essencial para eu saber onde estava e o que tinha que fazer para chegar aonde estou. ”, fala Jenifer ao perguntarmos sobre todo esse processo de preparação.

Criamos oportunidades para que jovens reconheçam suas habilidades e caminhem em busca de seus objetivos. E esta foi uma das muitas conquistas importantes que a Jenifer ainda terá em sua caminhada de sucesso e nós, do Instituto Reciclar, ficamos muito felizes em fazer parte desta história, afinal, a sua trajetória faz a nossa história.

Parabéns pela sua conquista Jenifer!

CONTATO
Av. Presidente Altino, 973 - Jaguaré
FIQUE POR DENTRO
Cadastre-se receber notícias e informações sobre a gente!