Setenta jovens serão beneficiados pelo Instituto Reciclar com formação específica em tecnologia.
No dia 28 de junho, teve início uma nova turma do Programa de Formação em Tecnologia, uma iniciativa do Instituto Reciclar que tem como objetivo formar 70 jovens, com idades entre 15 e 17 anos, para atuarem na área de tecnologia. O setor de tecnologia é um dos que mais tem crescido, gerando milhares de oportunidades de trabalho anualmente. De acordo com um estudo recente da Brasscom, o setor demandará 420 mil profissionais em diversas áreas até 2024. Diante desse cenário e com uma preocupação constante de acompanhar as tendências do mercado de trabalho, o Instituto Reciclar investe em uma formação de qualidade, visando a empregabilidade e a geração de renda para os jovens.
O Programa é composto por uma mescla entre a formação de Soft Skills para o mercado de trabalho e a formação especializada em tecnologia. A primeira parte é formada pelas trilhas de Comunicação e Ferramentas para o Mundo do Trabalho.
Além da alta demanda, o mercado de tecnologia tem exigido dos profissionais um elevado nível de habilidades que, nos últimos anos, avançaram para além das hard skills. É nesse contexto que temos visto uma crescente procura por profissionais que possuam soft skills. Isso se deve ao fato de que, cada vez mais, as empresas percebem que as habilidades comportamentais são fundamentais para o sucesso.
No entanto, o mercado de tecnologia, tradicionalmente focado em habilidades técnicas, têm começado a perceber a importância dessas habilidades comportamentais. Isso se deve, em suma, ao fato de que as empresas estão cada vez mais preocupadas em criar ambientes de trabalho mais inclusivos, colaborativos e que promovam o bem-estar das equipes. Para isso, é crucial ter profissionais que saibam se comunicar bem, trabalhar em equipe, resolver problemas de maneira eficaz e agir de forma proativa.
De acordo com um levantamento publicado pela Gama Academy no início de 2023, as soft skills mais desejadas pelos empregadores no setor de tecnologia são: comunicação (62%), trabalho em equipe (51%), resolução de problemas (45%), proatividade (41%) e pensamento analítico (32%). Esses resultados mostram que as habilidades comportamentais são tão importantes quanto as habilidades técnicas no mercado de tecnologia.
Na frente de capacitação técnica especializada, o Programa de Formação em Tecnologia do Instituto Reciclar conta com a parceria técnica do SENAC SP, responsável pela certificação dos beneficiários nos seguintes módulos de TI: Lógica de Programação; Introdução à Linguagem Java; Introdução à Linguagem Python I – Fundamentos.
Os participantes ainda recebem apoio à empregabilidade por meio do Instituto, que realiza a conexão dos jovens com dezenas de empresas parceiras, que utilizam o banco de talentos da organização para seleção de novos profissionais.
Com o Programa de Formação em Tecnologia, o Instituto Reciclar reafirma sua missão de desenvolver jovens para empreender em suas vidas, no trabalho e na comunidade, por meio de um modelo educativo inovador, qualificação profissional de qualidade e apoio à empregabilidade.