Parceria entre o Instituto Reciclar e Instituto Fefig capacitará educadores sobre saúde mental a fim de impactar diretamente 3.000 alunos da rede municipal do estado.
O Programa de Apoio à Educação Pública, realizado pelo Instituto Reciclar, visa compartilhar sua expertise técnica na área de educação com professores e educadores das redes públicas de ensino. Sua atuação, a partir deste mês, amplia-se para o Rio Grande do Sul em parceria com o Instituto Fefig e a Secretaria Municipal de Educação. Com capacitações voltadas à saúde mental, o Programa treinará 290 professores em temas como Comunicação Não-Violenta e empatia nas escolas.
Desde 2020, o Instituto Reciclar está comprometido em disseminar sua experiência em preparar a juventude por meio de uma formação socioemocional e técnica, capacitando-os para atuarem como protagonistas no mercado de trabalho, na escola e na comunidade. Por meio deste programa de multiplicação, só em 2023, o PAEP atuou em todo o território nacional, impactando mais de 70 mil estudantes da rede pública por meio da capacitação de 3.106 professores e educadores em temas como tecnologia, projeto de vida, competências socioemocionais, educação financeira e empreendedorismo.
Agora, em parceria com o Instituto Fefig, o PAEP inicia sua atuação em Porto Alegre. As ações acontecerão em três escolas da rede municipal e têm como objetivo impactar diretamente 3.000 alunos, capacitando professores a mitigar a violência escolar. Os encontros visam estimular a criação de estratégias que considerem as necessidades individuais de cada estudante e implementar exercícios que incentivem a empatia e a resolução de problemas relacionados à saúde mental dentro e fora da sala de aula.
Com essa expansão do Programa de Apoio à Educação Pública, o Instituto Reciclar busca impulsionar a formação da juventude durante a aprendizagem escolar e conta com o incentivo do Instituto Fefig para elevar a eficácia das formações e o combate ao estigma de conversar sobre uma temática importante, como a saúde mental, desde a adolescência.
Capacitar educadores e professores sobre saúde mental e Comunicação Não-Violenta nas escolas têm o poder de transformar o ambiente escolar e a vida dos alunos. A partir desses momentos, eles podem identificar e abordar questões emocionais com maior prontidão e preparo, promover a empatia e a resolução pacífica de conflitos, e reduzir a violência escolar. Com isso, cria-se um ambiente seguro e acolhedor, que prepara os estudantes para serem cidadãos resilientes e conscientes, com habilidades socioemocionais que vão além da sala de aula.
Agradecemos à Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre e ao Instituto Fefig por se unirem a nós na missão de impulsionar novas possibilidades para os jovens por meio da educação. Seguimos juntos a fim de gerar a transformação na sociedade crendo no potencial da juventude como agente de mudança.