Em uma parceria inédita com a Fundação Tide Setubal, o Programa de Apoio à Educação Pública formará professores em uma região vulnerável da cidade.
Uma parceria entre o Galpão ZL, equipamento co-gerido pela Fundação Tide Setubal, o Instituto Reciclar e a Escola Estadual Professor Pedro Moreira Matos, impactará cerca de mil estudantes do bairro do Jardim Lapena, na zona leste de São Paulo. Ao todo, 84 professores, do ensino fundamental dos anos finais, do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participarão de uma série de formações do Programa de Apoio à Educação Pública, no período de setembro de 2023 a junho de 2024.
O trabalho conjunto das duas organizações visa colaborar com a melhoria da educação no território em que a escola está inserida, que apresenta alguns desafios relacionados ao baixo índice de ensino e uma alta evasão escolar. “O Galpão ZL tem atuado no Jardim Lapena a partir da Teoria da Mudança de Territórios Vulneráveis. A proposta é analisar a comunidade a partir de 38 resultados, é um conjunto de atividades e indicadores que colaboram com o desenvolvimento local. Um desses apontamentos é justamente a capacitação para professores, que é uma frente que a Fundação não atua mais, diretamente, mas reconhecemos a importância”, explica Andrelissa Ruiz, coordenadora de prática local da Fundação Tide Setubal.
Andrelissa que também é mestra em mudança social e participação política pela Universidade de São Paulo – USP, ainda ressalta a importância dessa parceria: “O Instituto Reciclar é uma organização que tem a expertise de formação de professores e que tem uma metodologia sensível, constrói os caminhos possíveis junto com os educadores, com a direção, para então desenvolver as trilhas que estão vinculadas às necessidades às necessidades específicas da escola. Estamos muito felizes com essa parceria e animados para ver os resultados”.
O objetivo dessa ação é contribuir com a prática docente, capacitando os educadores com ferramentas e recursos, para que atuem como mediadores e permitam que os estudantes se tornem protagonistas do processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, busca-se fornecer aos professores um conjunto de atividades aplicáveis à realidade vivida na escola, estimulando a construção do conhecimento por meio da resolução criativa e autoral de problemas, com pensamento crítico e lógico. Além disso, a formação visa o desenvolvimento de diversas competências socioemocionais.
As formações são propostas em comum para os educadores do ensino fundamental e do ensino médio, compostas por uma trilha, cada um dos temas terá três módulos, iniciando com Gestão de Projetos para o desenvolvimento de um Lab STEAM no laboratório da escola. Em seguida, abordam Tecnologias da Informação e Comunicação, Programação Desplugada e Impressão 3D, oferecendo repertório aos professores para que possam utilizar os equipamentos e materiais disponíveis no Lab com os estudantes. Além disso, os participantes terão acesso a diversas ferramentas, bem como materiais de apoio, vídeo aulas e conjuntos de slides.
Agradecemos a equipe do Galpão ZL e a Fundação Tide Setubal, seguimos juntos no desafio de promover a transformação social.