O evento proporcionou aos jovens do Programa Educacional uma oportunidade prática de explorar diversas áreas do mercado de trabalho por meio da interação com profissionais experientes.
Nos dias 15 e 16 de maio, o Instituto Reciclar realizou pela primeira vez a Feira de Carreiras, um evento que promoveu a interação dos jovens do Programa Educacional com profissionais voluntários de empresas e instituições de ensino de referência. O objetivo foi ampliar o repertório dos participantes durante a construção de um projeto de vida e carreira, proporcionando conhecimento sobre áreas de atuação e suas respectivas responsabilidades no ambiente corporativo.
Durante o evento na sede do Instituto Reciclar, os jovens puderam aprender sobre diversas carreiras, esclarecer dúvidas e compreender o impacto de cada área na sociedade, com foco em expandir o conhecimento dos participantes sobre as contribuições de cada profissão para o dia a dia e apresentar as diversas possibilidades de carreira.
“É muito bom escutar sobre as áreas em que as outras pessoas trabalham e perceber como a ideia que você tinha de um trabalho pode ser totalmente diferente. Ainda não sei que carreira seguir, então esses dois dias foram ótimos para aprender e ampliar minhas opções. Escutar sobre as profissões e a rotina diária ajuda muito a decidir o que combina com você”, compartilha Clarice Brasileiro, jovem do Programa Educacional, sobre o que mais gostou da Feira de Carreiras.
No primeiro ano do Programa Educacional, os jovens são incentivados a traçar um plano de carreira inicial por meio de oficinas formativas, como Projeto de Vida e Empregabilidade, visitas às empresas parceiras e diferentes interações com profissionais voluntários. Atividades como essas são projetadas para proporcionar uma visão prática e realista do mundo do trabalho, ajudando os jovens a desenvolver habilidades essenciais como comunicação, resolução de problemas e networking.
Assim, a metodologia do Programa permite a vivência de experiências e a construção de um planejamento assertivo, abrangendo soluções para adversidades, maior flexibilidade e adaptabilidade. Além disso, os jovens podem definir os próximos passos ligados à formação profissional, como a escolha do curso técnico.
O Instituto Reciclar recebeu profissionais de áreas como comunicação, tecnologia da informação, saúde humana e animal, departamentos organizacionais, finanças, edificações, entre outras. “É muito interessante ver o grau de interesse dos jovens pelas diversas áreas, a preparação para fazer perguntas e o quanto estão prontos para esse diálogo com os profissionais. É gratificante ver como a formação oferecida pelo Instituto Reciclar é coroada com essa relação com as empresas parceiras,” pontua Alice Damasceno, Diretora de Cidadania Corporativa na Lenovo.
Agradecemos aos profissionais voluntários que participaram dessa imersão de dois dias de troca de experiências com nossos jovens. Seguimos juntos com o objetivo de impulsionar novas realidades no Reciclar a partir de novas possibilidades.