Pular para o conteúdo

Instituto Reciclar promove roda de conversa sobre Mulheres na Tecnologia da Informação

Profissionais da área compartilham  suas experiências com jovens do Programa Educacional.

O mês de março é marcado pelo Dia Internacional das Mulheres (08) e em consonância com a sua atuação em prol da equidade de gênero no mercado de trabalho, o Instituto Reciclar promoveu a Roda de Conversa Mulheres na Tecnologia da Informação (TI), que contou com a participação voluntária de colaboradoras de empresas parceiras da organização. O principal objetivo da ação, foi apresentar para os jovens do Programa Educacional mulheres com carreiras de sucesso na área da TI, preparando-os para o futuro profissional.

As convidadas Amanda Macedo De Paula Chiarello, da Talent Acquisition IT do Mercado Livre; Ana Paula Santos, da Operations Services Manager Brazil da Unilever; e Maithe Santos, da LATAM Sr. Project Manager da Lenovo, contaram  durante a conversa suas vivências profissionais e destacaram suas experiências em grandes empresas, sobretudo na área da Tecnologia da Informação.

Ao contar sobre sua trajetória, Amanda Macedo De Paula Chiarello, revelou ter feito parte de projetos sociais na adolescência e ressaltou que momentos de trocas como esses colaboram para que os jovens sonhem e planejem seu futuro. E ainda afirmou: “A tecnologia é um universo aberto para todas as pessoas, com muitas oportunidades e a possibilidade de gerar  transformações”.  Ana Paula Santos concorda com a colega de profissão e, durante o bate papo com os jovens, também compartilhou sobre sua carreira e garantiu: “A tecnologia é muito importante e para os jovens que estão iniciando, é essencial que eles entendam o quanto essa área é ampla e permite que eles sonhem”.

Ter como referências mulheres atuantes na área de TI é fundamental para a formação dos jovens, isso colabora com a ampliação do repertório deles no momento da escolha profissional e também estimula a inserção de outras jovens mulheres neste campo. Atualmente,70% dos participantes do Programa Educacional identificam-se com o gênero feminino. 

Por isso,  Maithe Santos destacou o valor da ação realizada pelo Instituto Reciclar: “Termos a oportunidade de trazer a nossa experiência como mulheres no mercado de trabalho, é muito importante para representatividade e também direcionarmos outras mulheres no mundo da tecnologia”.

O campo tecnológico é um dos que mais cresce no mundo, gerando milhares de oportunidades de trabalho anualmente. De acordo com o estudo recente da Brasscom, o setor de tecnologia demandará 420 mil profissionais em diversas áreas até 2024. No entanto, as mulheres representam somente 25% das profissionais na indústria digital, segundo a ONU Mulheres Brasil (2018), essa disparidade nasce na raiz do mercado de trabalho: a educação. 

Dessa forma, a atuação do Instituto Reciclar na formação de jovens em vulnerabilidade social para inclusão produtiva se faz cada dia mais necessária. Agradecemos a participação das convidadas, bem como as nossas empresas parceiras. Juntos buscamos a equidade de gênero no mercado de trabalho!