Instituto Localiza reúne organizações parceiras em evento que dialogou sobre estratégias para que as juventudes brasileiras avancem na conquista de seus sonhos.
Nos dias 24 e 25, o Instituto Localiza realizou o 1º Encontro Juventude em Movimento, no qual reuniu mais de 100 pessoas entre representantes das organizações sociais as quais a organização apoia, entre elas o Instituto Reciclar, e jovens beneficiados por elas. O evento aconteceu no Localiza Labs, em Belo Horizonte – MG, visando impulsionar o desenvolvimento dos jovens por meio do diálogo sobre economia criativa e inclusão produtiva.
O encontro contou com uma programação repleta de palestras informativas e dinâmicas em que abordaram temas essenciais para o futuro da juventude, seus sonhos e singularidades. Além disso, teve momentos ricos de troca de experiências e a identificação de desafios enfrentados pelas organizações não governamentais. Durante as atividades em grupo, os participantes tiveram a oportunidade de debater sobre soluções sustentáveis para as necessidades que surgiram e apresentaram os resultados ao público geral ao final do evento.
Durante o evento, especialistas em economia criativa e inclusão produtiva abordaram o atual cenário desses dois campos e enfatizaram, que sobretudo requer um apoio integral para os jovens. “No Instituto Reciclar compreendemos a inclusão produtiva dos jovens a partir de uma perspectiva integral, que garante desde a formação socioemocional e técnica até a alocação em oportunidades profissionais disponíveis. Esse último ponto de conexão com o mercado é essencial para garantirmos a entrada e permanência dos jovens em posições qualificadas nas empresas”, declara Elisa Villaméa, analista de Desenvolvimento Institucional.
Ainda foram debatidos números alarmantes de cerca de 10,3 milhões de pessoas desocupadas, sendo 52% jovens, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2021, destacando a necessidade de as empresas e indústrias abrirem espaço para o protagonismo e a autonomia juvenil, características valorizadas pelos jovens ao escolherem permanecer no ambiente profissional.
Ao final do 1º Encontro Juventude em Movimento os participantes destacaram a importância de olhar para as várias juventudes que existem no Brasil, que devem ser pensadas e atendidas com suas especificidades seja por questão de gênero, raça, regional, cultural entre tantas outras características que torna os jovens plurais. “Participar do Encontro foi uma experiência muito boa, pois tive a oportunidade de ter contato com jovens de diferentes lugares do Brasil e ouvi-los falando do impacto que as instituições causaram em suas vidas por meio de projetos que os capacitam diariamente. As palestras e dinâmicas em grupo foram importantes para que nós, como juventude, compreendêssemos a potencialidade dos nossos sonhos” afirma Thainá Oliveira, jovem formada pelo Programa Educacional do Instituto Reciclar.
O evento foi um momento importante para a escuta das necessidades e das fortalezas de cada organização que estava representada. Além de ser um marco na promoção do desenvolvimento da juventude e da inclusão social de forma eficaz para gerar mudanças e perpetuar os impactos.
Agradecemos ao Instituto Localiza e aos seus colaboradores por essa rica oportunidade. Seguimos juntos atuando pela inclusão produtiva dos jovens.