Pular para o conteúdo

INSTITUTO RECICLAR NA 2º EDIÇÃO DO ‘VESTIR O BRASIL’

Jovens do Instituto Reciclar participam da segunda edição do Vestir o Brasil

A segunda edição do projeto Vestir o Brasil, idealizado pela Fundação Hermann Hering e a Cia. Hering, contribuiu com a formação dos jovens do Instituto Reciclar, trazendo discussões sobre Economia Circular, Sustentabilidade e Consumo Consciente, apoiando o desenvolvimento dos projetos das Oficinas Criativas de Soluções em consonância aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU. Ao todo, foram três encontros, que contaram com dois dias de formação e uma banca para apresentação dos projetos.

Lançado em 2020, o projeto Vestir o Brasil tem como objetivo contribuir para a construção de um país com mais oportunidades para os brasileiros por meio do empoderamento de jovens, incentivando sua criatividade e promovendo um mercado de trabalho mais equitativo.

Em sua 1ª edição, 15 jovens do Instituto Reciclar participaram de uma oficina com o mote “Como a moda pode transformar o Brasil? ”. Nela, cada jovem desenvolveu uma estampa a fim de refletir a concepção da roupa para além da moda, contribuindo para um olhar para sua indústria e rede de valor. A estampa vencedora, do jovem Matheus Monteiro, ficou disponível no e-commerce da Hering, e 100% dos lucros foram revertidos para o Reciclar.

Na segunda edição, os jovens do Reciclar participaram do Vestir o Brasil em complementariedade às Oficinas Criativas de Soluções (OCS). Parte do Programa Reciclar, as OCS estimulam o aprendizado na prática, por meio do desenvolvimento de projetos que contribuam para a resolução de problemas percebidos pelos jovens em sua comunidade.

Com a formação oferecida pela Fundação Hermann Hering e a Cia. Hering, mais de 60 jovens do Reciclar tiveram acesso a momentos para ampliação do repertório em consonância com demandas contemporâneas do mercado de trabalho, e fortaleceram os projetos que estavam desenvolvendo nas OCS ligados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Ao final das formações, os jovens realizaram uma banca com membros das organizações apoiadoras, na qual apresentaram seus projetos, contribuindo para o desenvolvimento dos mesmos.