O evento homenageou o trabalho de organizações sociais diante de dados sobre a empregabilidade de jovens no Brasil
Na manhã do dia 28 de maio, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) reconheceu as principais organizações sociais que trabalham com a inclusão produtiva de jovens na premiação “Empregabilidade Jovem Brasil 2024”, na qual o Instituto Reciclar foi destacado como um dos principais agentes de impacto, pelo segundo ano consecutivo. O evento, realizado no teatro do CIEE, contou também com a presença de representantes do Ministério do Trabalho e Renda, que apresentaram dados inéditos sobre a situação da empregabilidade jovem no Brasil em 2024.
Os números mostraram que jovens entre 14 e 24 anos representam 17% da população brasileira (34 milhões de pessoas), e a maioria deles (39%) vive na região metropolitana de São Paulo. Além disso, o percentual de jovens que não estudam, não trabalham e nem estão procurando emprego cresceu no último ano, totalizando 5,4 milhões. Esses indicadores revelam que o país ainda não retornou ao cenário anterior à pandemia, sobretudo em recortes de gênero e raça, onde mulheres negras e com filhos são as mais afetadas pelo desemprego e a falta de oportunidades.
Diante disso, iniciativas de capacitação e inclusão de jovens no mercado de trabalho, como os programas de formação do Instituto Reciclar, tornam-se essenciais para enfrentar a vulnerabilidade social e econômica da juventude, ampliando as oportunidades aos jovens. No último ano, o Instituto alcançou a marca de 90% de jovens inseridos em trabalhos dignos, graças à formação técnica e socioemocional oferecida durante o Programa Educacional, resultando em um aumento significativo na renda per capita das famílias atendidas.
Iniciativas como o Programa Educacional proporcionam aos jovens a oportunidade de se prepararem de forma eficaz para as exigências do mercado de trabalho. A metodologia, fundamentada no desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, liderança e gestão de projetos, está alinhada não só com a missão do prêmio Empregabilidade Jovem Brasil 2024, mas também com a pesquisa realizada pelo Instituto Reciclar em parceria com o CIEE no ano passado. Essa pesquisa destaca a importância de desenvolver posturas comportamentais, atitudinais e habilidades técnicas de forma integrada, facilitando a primeira experiência profissional dos jovens.
O troféu recebido pelo Instituto Reciclar pelo segundo ano consecutivo, após o lançamento da pesquisa ‘A entrada de jovens profissionais no mercado de trabalho, sob a perspectiva dos empregadores: competências socioemocionais e habilidades técnicas na contratação e desenvolvimento de jovens em início de carreira’, reforça o compromisso da organização em promover novas oportunidades e desenvolvimento para as gerações futuras no Brasil.
Agradecemos ao CIEE pelo reconhecimento e pela parceria! Seguimos juntos impulsionando novas realidades para os jovens, a partir de oportunidades dignas e do combate às desigualdades sociais.