Projeto Asas promove formação para o mundo do trabalho aos jovens da Zona Leste de São Paulo
Em abril, o Instituto Reciclar em parceria com a Fundação Tide Setubal, leva sua metodologia educacional a jovens da Zona Leste de São Paulo, por meio do Projeto Asas, para o Galpão ZL, no bairro Jardim Lapenna.
O projeto irá capacitar jovens, com idades entre 15 e 24 anos, de abril a dezembro de 2024. Além da formação em competências socioemocionais e técnicas, o programa tem o objetivo de incluir os participantes no mercado de trabalho.
Proporcionando o desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioemocionais e a ampliação do nível educacional dos participantes, serão oferecidas oficinas de LECO (Leitura, Escrita e Comunicação Oral), Matemática, Inglês, Teatro, Ferramentas para o Mundo do Trabalho e Oficina Criativa de Soluções.
Utilizando a metodologia socioconstrutivista, o programa contextualiza o aprendizado, conectando os conteúdos teóricos com situações do mundo real. Desta forma, os jovens conseguem perceber a relevância e aplicabilidade prática do que estão aprendendo, o que aumenta a motivação e engajamento com o processo educacional.
A ênfase na construção coletiva do conhecimento e na troca de experiências contribui para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia, comunicação eficaz e resolução de conflitos, essenciais para o desenvolvimento pessoal dos participantes.
Ao término do programa, os jovens serão encaminhados para a área de Empregabilidade do Instituto Reciclar, onde receberão todo suporte necessário para participar de processos seletivos e ingressarem no mercado de trabalho.
Agradecemos à Fundação Tide Setubal pela parceria e reforçamos nosso objetivo de juntos, proporcionar uma experiência de aprendizagem significativa e transformadora, que promova o empoderamento dos jovens e os prepare para os desafios do mundo contemporâneo.