As instituições mapearam, a partir da perspectiva dos empregadores, as principais competências e habilidades desejadas em profissionais que estão iniciando a carreira.
O Instituto Reciclar, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), lançou a pesquisa “A entrada de jovens profissionais no mercado de trabalho, sob a perspectiva dos empregadores: competências socioemocionais e habilidades técnicas na contratação e desenvolvimento de jovens em início de carreira”. O objetivo do estudo foi identificar as características mais importantes para a contratação de jovens em início de carreira e seu desempenho profissional. A pesquisa foi conduzida ao longo do segundo semestre de 2022 e início de 2023, contando com a participação de empresas de dezessete setores diferentes, tais como financeiro, alimentos e bebidas, construção, bens de consumo, indústria, jurídico, entre outros.
O mapeamento realizado revelou que, na perspectiva dos empregadores, é mais relevante que os jovens profissionais tenham desenvolvido de forma sólida as competências socioemocionais, uma vez que essas competências favorecem sua inserção no mercado de trabalho e a aprendizagem de habilidades técnicas e cognitivas. Quanto a essas habilidades técnicas, já é prevista a necessidade de complementação ao longo da prática, dado que os jovens estão em início de carreira. Além de analisar posturas comportamentais, atitudinais e aptidões técnicas, a pesquisa buscou examinar a relevância das ferramentas de trabalho, ou seja, dos instrumentos que possibilitam o desenvolvimento do trabalho em suas especificidades.
O estudo também proporcionou uma avaliação, por parte dos empregadores, do desempenho dos jovens profissionais em cada uma das competências socioemocionais e habilidades técnicas mais citadas, possibilitando um olhar mais detalhado sobre os principais focos na formação para o mundo do trabalho. “Com esse mapeamento, pudemos constatar que nosso trabalho está alinhado às expectativas do mercado. O desenvolvimento dessas competências e habilidades é o foco central do Programa Educacional realizado pelo Instituto Reciclar. Preparamos os jovens para fortalecer suas habilidades, atitudes de protagonismo, resolução de problemas e pensamento crítico, permitindo que eles apliquem esse conhecimento quando ingressarem no mercado de trabalho”, afirma Carlos Henrique Lima, diretor executivo do Instituto Reciclar.
A pesquisa está alinhada com o objetivo central do Instituto Reciclar e o CIEE, ambos promovem a inclusão produtiva de jovens, preenchendo a lacuna entre as demandas do mercado e a baixa escolarização/formação de jovens. Assim, os dados coletados buscam contribuir com organizações inseridas no ecossistema de instituições dedicadas à formação profissional de jovens para o mercado de trabalho. Para isso, fornece subsídios por meio dos insights sobre o perfil dos profissionais em início de carreira desejados pelas empresas.
Acesse o relatório completo da pesquisa no link abaixo: