Pular para o conteúdo

FOCO NA SAÚDE E SEGURANÇA DA COMUNIDADE RECICLAR

Com a chegada do COVID-19 à nossa comunidade, o Instituto Reciclar começou a observar cuidadosamente o cenário e a praticar as medidas de segurança recomendadas pelos órgãos competentes para conter o avanço da pandemia. “Adaptamos nossas atividades para seguirmos com o compromisso de promover uma formação de qualidade aos atendidos diante do cenário atual que o País, em especial a cidade de São Paulo, vem enfrentando”, pontua Carlos Henrique Lima, diretor executivo do Reciclar.

Como medida preventiva, a organização optou por suspender as atividades presenciais com os jovens desde o dia 16 de março. A equipe segue trabalhando – no modelo home office – tocando os projetos e atendendo parceiros e fornecedores por e-mail, telefone, videocall e WhatsApp. Com os jovens, o compromisso em continuar prestando assistência, mesmo que a distância, levou o Reciclar a buscar criar novos processos e desenvolver novas ideias.

A equipe Educacional criou grupos de WhatsApp por meio dos quais propõe atividades e desafios relacionados às Oficinas do Programa Reciclar. Diariamente, os educadores enviam tarefas, como, por exemplo, produção de textos, reflexões do Projeto de Vida, jogos online que estimulam o raciocínio lógico, entre outros. Os jovens têm um prazo para executar as atividades e postam os resultados no grupo. “Tem sido uma experiência rica e motivadora para todos. Para além dos aprendizados e desenvolvimento de competências, os grupos se tornaram um espaço para troca de compartilhamento de sentimentos, onde todos se apoiam e se motivam durante a quarentena”, conta Rafael Villares, coordenador Educacional. “Por outro lado, temos a oportunidade de estimular o uso de ferramentas tecnológicas com mais intensidade”, completa.

Além das atividades, a área de Assistência Social segue com o atendimento online e o acolhimento às famílias dos jovens atendidos que precisem de orientação, a fim de contribuir com a promoção do bem-estar físico, físico, psicológico e social destes jovens. “Esse é o nosso principal objetivo e é assim que seguiremos neste período de incertezas, zelando pelo bem-estar de toda a comunidade Reciclar, buscando a inovação e caminhos para vencer as dificuldades, sempre com muito trabalho e comprometimento”, finaliza o diretor executivo do Reciclar.