Page 8 - Relatorio de Atividades Reciclar 2020
P. 8

COMO ATUAMOS
O Programa Reciclar consiste em um ciclo de três anos que visa formar jovens para o mercado de trabalho, de maneira integral e com qualidade para que possam se tornar protagonistas de suas histórias e, assim, agentes multiplicadores de transformação. Os dois primeiros anos do ciclo consistem em atividades que tem como proposta a formação de competências para o mercado de trabalho e o aprendizado de habilidades na prática, a partir de situações reais. No 2o ano de atividades, os jovens, além de darem continuidade a formação inicial, também recebem uma bolsa em um curso técnico de referência e passam a ter o acompanhamento de um mentor.
Já o 3o e último ano é destinado ao apoio à empregabilidade e a continuidade da Mentoria que, nesse momento, tem a finalidade de acompanhar e apoiar os jovens nos desafios da entrada no mercado de trabalho.
Desse modo, nosso objetivo é ampliar a visão dos jovens sobre vocação, habilidades e interesses, além de conectá-los às tendências atuais no mundo do trabalho e na sociedade. Para alcançar esse objetivo, o Programa é estruturado em seis pilares:
“Estamos muito contentes com a parceria com o Instituto Reciclar. Em 2020, um ano tão desafiador, o “Fábrica de Ideias” não parou e teve ótimos resultados, gerando benefícios não só para os alunos diretamente beneficiados, mas também para suas famílias. O projeto permitiu o envolvimento de nossos profissionais como mentores voluntários dos jovens, que estão sendo formados para o mercado de trabalho. A avaliação foi bastante positiva: muitos relataram que, por meio do projeto, além de ensinar os jovens e com eles aprender, puderam combater a sensação de impotência frente à pandemia. No que depender de nós, essa será uma parceria duradoura!”
>Laura Davis Mattar Gerente de Cidadania Corporativa do Mattos Filho Advogados
  8 | Relatório de Atividades 2020