Page 4 - Relatorio de Atividades Reciclar 2020
P. 4

O desafio não foi pequeno,
MENSAGEM DA DIREÇÃO
Em 2020, o Instituto Reciclar completou 25 anos de atuação. Em 1995, um grupo de executivos se reuniu para pensar em um programa transformador que fosse economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto. Ao longo desses anos, a realidade brasileira sofreu diversas transformações e o Reciclar também foi se transformando, acompanhando as mudanças da sociedade. Nossas atividades se modificaram, mas nosso propósito não mudou, sendo mantido nosso DNA de inovação e impacto social. São 25 anos de trabalho para a redução de desigualdades e para a construção de um país mais justo e com mais oportunidades para todos e, nesse aniversário, nós reafirmamos esse nosso compromisso.
mas, apesar das dificuldades
Por outro lado, o mundo deparou-se com uma situação inusitada em 2020. A pandemia do novo coronavírus trouxe inúmeros desafios para toda a sociedade, obrigando a nos recolher em nossas casas e nos reinventarmos. As atividades que realizávamos antes já não poderiam ser mantidas em sua forma costumeira e uma série de novas demandas surgiram. Além disso, a pandemia evidenciou uma série de questões que há muito tempo são carregadas pela nossa sociedade. Em um contexto de emergência sanitária, as desigualdades foram explicitadas e as pessoas que já viviam em situação de vulnerabilidade tiveram suas condições de vida ainda mais agravadas. Nesse sentido, nossa atuação tornou-se ainda mais necessária e urgente.
O desafio não foi pequeno, mas, apesar das dificuldades enfrentadas, conseguimos adaptar nossas atividades à nova realidade. Os cursos realizados presencialmente pelo Reciclar foram transferidos para plataformas on-line. Para que todos pudessem acompanhar as aulas, computadores foram emprestados e cartões de internet foram oferecidos. Se já não era mais possível servir refeições aos jovens na sede do Instituto, cestas básicas foram distribuídas, bem como kits de higiene pessoal e limpeza, não só para os jovens, mas também para outras famílias do entorno. Além disso, o Reciclar não só manteve suas atividades como ampliou seu escopo de atuação, criando o Programa de Apoio à Educação Pública e, com ele, ajudando a transmitir nosso conhecimento e expertise técnica a educadores de escolas públicas do município de São Paulo.
2020 foi um ano de muitos desafios, mas também de muitos aprendizados e realizações. De nossa parte, saímos com a certeza de que o apoio a grupos vulneráveis por meio da educação é mais do que nunca necessário. Assim, seguimos fortalecidos em nossa missão e sabendo que não estamos sozinhos. Muito obrigado pela solidariedade de nossos apoiadores e parceiros. Seguimos juntos!
enfrentadas, conseguimos adaptar nossas atividades à nova realidade
 4 | Relatório de Atividades 2020


























































































   2   3   4   5   6