O foco da parceria foi o investimento na carreira de jovens pretas e pardas que participaram do programa de estágio da empresa parceira
Entre o período de setembro de 2023 a fevereiro de 2024, o Banco Fibra e o Instituto Reciclar se comprometeram em impulsionar a carreira de jovens autodeclaradas pretas e pardas, que participam do programa de estágio da empresa, por meio do Programa de Mentoria Geração Fibra.
Essa iniciativa teve como objetivo promover, por meio de um match entre as mentoradas e profissionais voluntários da organização, o desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais, essenciais para o projeto de vida profissional e pessoal das participantes.
Ao longo de seis sessões, temas como Roda da Vida, Autoconsciência e Plano de Ação foram abordados durante os encontros entre as mentoradas e mentores. O objetivo central era de que, a partir da seleção estratégica desses tópicos, fosse possível ampliar o repertório das jovens e capacitá-las para enfrentar desafios no mundo corporativo e se destacar durante a trajetória no mercado de trabalho.
Um elemento essencial para o desenvolvimento do programa foi a plataforma Mentú. Desenvolvida pelo Instituto Reciclar, a ferramenta centralizou a organização e realização das sessões de mentoria, além de oferecer recursos para atividades prévias às sessões, visando enriquecer a experiência e o aprendizado dos participantes.
Expressamos nosso agradecimento ao Banco Fibra pela parceria! Seguimos juntos na promoção da inclusão produtiva e permanência de jovens pretas e pardas no mercado de trabalho que colaborou para a promoção da inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade social. Com a conclusão do Programa de Mentoria Geração Fibra, reforçamos o impacto positivo que empresas e instituições podem causar ao se unirem para investir no potencial dos jovens e promover um futuro mais promissor e igualitário para todos.