Pular para o conteúdo

Andressa Pacheco é semifinalista do Empreenda Senac

Jovem do Instituto Reciclar aplica o uso da tecnologia e desenvolve projeto de para ajudar usuários do sistema de saúde.

Andressa Pacheco, 18 anos, jovem do ano 2 do Programa Educacional do Instituto Reciclar é uma das semifinalistas Empreenda Senac, uma competição de ideias e planos de negócios que está em sua 15ª Edição, e é destinada a estudantes da instituição. Estudante do Técnico de Informática para Internet (TI), Andressa inscreveu na disputa o projeto Help Health, uma proposta de site e aplicativo de suporte para à saúde.

A proposta do aplicativo é ajudar as pessoas a acessarem os equipamentos do sistema público de saúde que estiverem mais próximo a elas e com atendimento mais rápido, conforme explica Andressa: “Quando olhar o aplicativo terá acesso a feedbacks dos usuários em tempo real. Então com a informação fornecida pelo usuário poderá mapear o hospital mais vazio em uma emergência, ou qual remédio está disponível, ou não, na Unidade Básica de Saúde próxima a você”.

Após as inscrições no Empreenda Senac, os participantes recebem orientações de especialistas e precisam enviar um vídeo da “Ideia de Negócio”, após isso as equipes são classificadas para a semifinal (confira aqui o vídeo da Andressa). Na semifinal os classificados precisam elaboração e entrega do “Plano Empreendedor” detalhado do projeto. Os projetos finalistas serão julgados por uma pré-banca da Comissão Organizadora, precisarão elaborar de vídeo da “Ideia de Negócio”, para então ir a “Voto Popular”.

O prêmio na categoria Curso Técnico, a qual Andressa está competindo, é entre dois e cinco mil reais.
Andressa destaca que para o desenvolvimento do projeto e a permanência na competição as Oficinas Criativas de Soluções (OCS), realizadas no Instituto Reciclar foram fundamentais. “Durante as OCS realmente potencializamos nossa criatividade e aprendemos sobre a questão de resolução de problemas. Aprendi no Reciclar a ter um bom planejamento, a cuidar e ter autoestima, de acreditar que sou capaz”, afirma.

A jovem estudante do terceiro ano do ensino médio, planeja dar continuidade ao projeto e caso seja uma das ganhadoras pretende investir o prêmio no desenvolvimento do Help Health, criar uma Startup com o novo aplicativo e ajudar muitas pessoas com ele.

Parabéns Andressa, estamos muito felizes e orgulhosos da sua trajetória até aqui!