Page 4 - Instituto Reciclar - Relatório Tecnico
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INTRODUÇÃO
Desde que passou por uma transformação em sua área de atuação em 2017, o Instituto Reciclar adotou como linha pedagógica o construtivismo, ou seja, optou-se por trabalhar o desenvolvimento do ensino-aprendizagem considerando o saber prévio dos jovens, seu contexto histórico e social entre outros aspectos que apresentam evidências mais concretas para se desenvolver o saber. Nesse sentido, a função do professor se transforma por completo, deixa de ser o detentor do saber e passa a atuar como um mediador ou facilitador do processo educacional. Por isso, no Reciclar, utiliza-se o conceito de educador – definido como o profissional que é responsável por provocar os jovens com perguntas, desafios e questões que direcionem à busca do conhecimento. Dessa forma, o jovem, de maneira personalizada e empírica, busca solucionar os problemas propostos em cada espaço de aprendizagem. Para embasar teoricamente nossas diretrizes educacionais, autores como Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henri Wallon foram fundamentais para a construção e direcionamento da linha pedagógica.
Frente a isso, em 2021, o Instituto Reciclar buscou ampliar o seu impacto, contribuindo para a formulação de políticas públicas no país a partir do compartilhamento da expertise técnica em diversas áreas do saber educacional desenvolvido ao longo de sua história. Dessa maneira, o Instituto defende que a educação pública é
 4 | Programa de apoio à Educação Pública - Relatório 2021































































































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