Em busca de jovens talentos com brilho nos olhos Inscrições para o Novo Programa Reciclar contabilizam mais de 200 jovens

O ano está quase no fim. Antes de nos despedirmos de 2016 e brindarmos o ano novo, uma pausa para celebrar as conquistas, desafios e transformações, que fizeram deste ano tão especial para a história do Reciclar! Um agradecimento especial aos nossos parceiros, padrinhos, mantenedores e clientes que nos deram um importante voto de confiança ao apoiar nossas atividades, adquirir produtos, fazer doações, fornecer serviços e empregar ex-jovens. A cada um de vocês, muito obrigado por viabilizarem do nosso propósito de Desenvolver Potenciais e Inspirar Transformações Sociais.

Formatura, o início de um futuro promissor [+]

Foi neste espírito de celebração que o Instituto Reciclar realizou a cerimônia de formatura dos jovens atendidos em 2016. Reunimos os jovens e seus familiares, educadores e colaboradores do Reciclar em uma noite de festa e muita alegria no CEU Jaguaré. “A Formatura de 2016 é única, porque não somos só nós que estamos mudando, o Instituto está mudando junto”, disse a jovem Ana Carolina Silva em seu discurso como oradora da turma. “Realmente nós mudamos e quantas coisas nós vivemos juntos! Encomendas e trabalhos a serem entregues no prazo, comprometimento, responsabilidade, pontualidade, reconhecimento e, principalmente trabalho em equipe”.

O evento foi organizado pelos próprios jovens (com o apoio da equipe educacional) e contou com a releitura de clássicos da literatura, como Machado de Assis, Luís Fernando Veríssimo e Miá Couto pelos jovens. Contos destes e de outros autores foram transformados em curtas-metragens produzidos e editados pelos jovens. “Produzir o curta foi algo muito proveitoso e divertido! Todo o processo foi especial, as leituras para seleção do conto, a criação do roteiro, a definição do cronograma, a decisão dos protagonistas, a criação do figurino, as gravações e a edição do vídeo”, conta a jovem Janaína Couto. O resultado do curta produzido pelo grupo da jovem, No Início (adaptado da obra da Luís Fernando Veríssimo), está disponível aqui

Mobilização e Divulgação [+]

Durante os meses de inscrição, a equipe do Reciclar não mediu esforços para disseminar o Novo Programa: foram uma série de apresentações e ações de comunicação. “Como esta é a primeira seleção para o Novo Programa, abrimos diferentes frentes de divulgação para alcançar os jovens elegíveis”, explica Luciano Maresca, diretor de Marketing. “Envolvemos os jovens que estão no Reciclar atualmente, os egressos, projetos sociais parceiros, integrantes da Rede por um Jaguaré mais Feliz e representantes de 30 escolas estaduais da zona oeste de São Paulo”, completa.

As ações de comunicação receberam o reforço de doze jovens do Reciclar, que ajudaram a definir estratégias e a realizar ações de difusão e conscientização, principalmente junto às escolas. O grupo fez apresentações presenciais para turmas do 1º ano em 12 escolas da zona Oeste e também participou da organização de um encontro na sede do Reciclar no último dia 22. Na ocasião, a equipe do Reciclar e do Instituto Elos receberam interessados em participar do Novo Programa e seus responsáveis para tirar dúvidas.

Dia D – Jovens, seus pais e responsáveis participam de atividades e tiram suas dúvidas sobre o Novo Programa Reciclar
Somando forças para desenvolver potenciais Reciclar celebra novas parcerias em 2018

No dicionário, parceria é definida como uma associação de entidades que juntas desenvolvem ações para atingir um objetivo determinado. Como sinônimos, o dicionário aponta os termos união e companhia. Isso é justamente o que nós, do Instituto Reciclar, buscamos ao nos conectar com empresas e apoiadores.

“Ao longo de 2017, intensificamos a agenda de visitas para apresentar o nosso novo modelo educativo em busca de parceiros para nos apoiar em nossa missão de desenvolver jovens para empreender na vida, no trabalho e na comunidade”, conta Paloma Peinado, coordenadora de Relações Institucionais. “Além do apoio financeiro, fundamental para a viabilização do programa, as parcerias firmadas expressam um vínculo repleto de significado e o compartilhamento de valores em comum”, completa.

Juntos, estamos construindo uma história com um grande propósito, inovando na perspectiva de uma formação cidadã e inclusiva, estimulando jovens em situação de vulnerabilidade social a superarem seus limites, descobrirem todo o seu talento e serem protagonistas de trajetórias de sucesso.

Saiba o que dizem alguns destes novos parceiros:

Reciclar seleciona novos jovens para jornada transformadora Nova turma inicia atividades em março


Nos final do último ano, o Reciclar promoveu, em parceria com o Sense-Lab, o processo de seleção para a nova turma de jovens do Programa Reciclar. O desafio foi criar um processo de seleção mútuo, onde os participantes pudessem conhecer mais sobre o programa ao mesmo tempo em que a nossa equipe conseguisse conhecer os candidatos, fazendo com que o perfil e comprometimento dos jovens estivessem alinhados com as demandas e oportunidades oferecidas.

“Um dos valores do Sense-Lab é a colaboração e foi com esta intenção que estruturamos as dinâmicas do processo de seleção”, conta Lucas Harada, do Sense-Lab. “Ao invés de segmentar e retirar pessoas do processo a cada etapa desenhamos um fluxo de aprendizagem para todos os participantes, independentemente da seleção final”, completa.

Foram três dias de aprendizados coletivos com muita troca e conexão entre todos. Um compartilhamento genuíno dos momentos de vida de cada um que os conectava pela empatia. Levando como tema principal a "Felicidade e o Sucesso", os jovens foram convidados a refletir e compartilhar suas histórias, os momentos marcantes de suas vidas e o significado para cada um sobre felicidade e sucesso.

A segunda etapa foi um desafio em grupo. Todos desenvolveram uma ideia de um projeto que poderia melhorar o seu bairro, enxergando o potencial que a juventude possui quando se juntam para criar algo. E por fim o último encontro foi focado em levantar as expectativas futuras dos jovens e desafios a enfrentar. Conversaram sobre seus sonhos, suas aptidões e desejos e sua trajetória passada e futura.

Ao final do processo, os jovens mais conectados à proposta de formação do Programa Reciclar foram selecionados para continuar uma jornada de desenvolvimento na organização. O grupo, formado por 60 jovens de 11 escolas da zona oeste de São Paulo, iniciará as atividades em março e, durante os próximos dois anos, participarão de atividades direcionadas ao seu empoderamento e autoconhecimento, despertando sua autoconfiança e desenvolvendo aspectos como empreendedorismo, trabalho em rede, espírito colaborativo, inovação e gestão de projetos.

Qualificação técnica rumo a um futuro de sucesso Jovens iniciam cursos técnicos, em escolas de referência, custeados pelo Reciclar


Os jovens que começaram o Programa Reciclar em 2017 estão dando mais um importante passo rumo a um futuro de sucesso: a qualificação técnica. Durante todo o primeiro ano do Programa, com a facilitação de psicólogos, os jovens participaram de diferentes atividades relacionadas à construção deste Projeto de Vida: refletiram sobre suas aptidões e preferências, conversaram com profissionais das mais diversas áreas, pesquisaram sobre cursos técnicos e carreiras, tendências de mercado e conversaram sobre expectativas para o futuro. “Propusemos aos jovens a elaboração de um primeiro projeto pessoal com o objetivo de qualificar a escolha do curso técnico que eles começam a cursar agora, em 2018”, conta Mary Ellen Ferreira Nascimento, coordenadora Educacional do Reciclar.

Em linha com um dos pilares do modelo educativo – a singularidade, o mapa dos cursos técnicos mostra a diversidade dos cursos técnicos escolhidos pelos jovens, assim como de escolas técnicas, conforme o infográfico abaixo:

Para atender às escolhas dos jovens, o Reciclar se conectou a 11 escolas técnicas, todas referências nas áreas de formação.

Neste segundo ano do Programa Reciclar, os jovens continuarão participando das atividades na sede da organização e contando com o suporte do time de educadores para superarem os desafios de aprendizagem e se destacarem na formação técnica.

Intercâmbio cultural motiva jovens no inglês Parceria com a escola de idiomas 4you2 promove experiência única no Programa Reciclar

Para conquistar um bom emprego, o inglês é um pré-requisito. O domínio da língua inglesa faz parte das habilidades e competências exigidas em um profissional, seja iniciante ou já consolidado no mercado de trabalho. Por isso, é uma das atividades oferecidas aos jovens que participam do Programa Reciclar.

Nesta empreitada, nos conectamos a 4you2, que propõe uma nova maneira de aprender inglês, indo muito além da gramática. O grande diferencial da escola de idioma são os professores, todos estrangeiros, permitindo um intercâmbio cultural na sala de aula, possibilitando uma experiência única e realmente imersa na cultura brasileira.

O maior objetivo é gerar empoderamento, fazer com que os jovens saibam se comunicar, que desenvolvam habilidades e tenham portas abertas. “Para nós da 4YOU2 fornecer as aulas de inglês no Instituto Reciclar é muito simbólico, pois é uma parceria que gera impactos e frutos que vão muito além da sala de aula. Levamos muito a sério a missão de ter nossos teachers como vetores de mudanças”, destaca Lorena Andrade, head B2B da escola de idiomas.

De acordo com Mary Ellen Ferreira Nascimento, coordenadora educacional do Reciclar, a proposta da 4you2 se conecta a metodologia proposta pelo Programa, propiciando o aprendizado da língua de maneira dinâmica e divertida. “Ao longo do último ano, a experiência de colocar estrangeiros em contato com os jovens superou nossas expectativas”, conta. “A troca cultural foi, sem dúvida, a maior motivação para que os jovens quererem aprender mais”, completa.

Em 2016, os jovens foram apresentados a duas educadoras: Renelyn Lastimosa, natural das Filipinas e Loretto Barreiro, do Chile. “Aprendi muito! A experiência de lidar com pessoas de outros países foi incrível! Acho que foi o que reforçou e fez com que eu aprendesse mais coisas e de maneira mais rápida, de um jeito mais natural, sem muita formalidade e dificuldade”, diz o jovem Júlio Corrêa.

A parceria com a 4you2 seguirá ao longo deste ano e a coordenadora pedagógica da escola de idiomas, Fábia Regina, tem um recado especial para os jovens: “Que o intercâmbio de 2017 entre Filipinas, Chile e Brasil tenha sido de muitas conexões e colaborado com o aprendizado individual e compartilhado pelas teachers. E que, juntos em 2018, possamos criar outras interações culturais!”.

Conheça as novas formas de doação de Notas Fiscais Mudanças anunciadas pelo Governo do Estado de São Paulo estão valendo a partir de fevereiro


A doação para entidades assistenciais por meio da Nota Fiscal Paulista mudou. Desde o final de janeiro, as urnas disponíveis em estabelecimentos comerciais foram extintas e, quem quer colaborar, deve cadastrar as notas no site da Secretaria Estadual da Fazenda ou pelo aplicativo oficial da Nota Fiscal Paulista.

Entre as vantagens da mudança, a Instituição beneficiada recebe um valor maior e o repasse passa a ser mensal. Além disso, o doador precisa informar o CPF na hora da compra para doar pelo site. Mesmo doando os créditos, ainda é possível continuar concorrendo aos sorteios.



Veja de que forma você pode continuar doando suas notas fiscais para o Reciclar, que utiliza os créditos para custear parte das despesas do programa de formação e desenvolvimento social, pessoal e profissional de jovens da zona oeste de São Paulo.

Há duas formas de fazer a doação:

Doação automática de seus cupons fiscais: [+]

Esta modalidade é simples, rápida e segura. Para ativar esta opção, basta acessar o site do programa (www.nfp.fazenda.sp.gov.br), fazer o login no sistema e em seguida clicar na aba Doação Automática > colocar os dados do Instituto de Reciclagem do Adolescente – CNPJ 00.750.121/0001-50. Após o cadastro, os cupons fiscais de todas as compras em que você informar o seu CPF serão destinados para o Reciclar de forma automática.

Importante: A doação automática só ocorrerá se você tiver escolhido previamente o Reciclar no sistema da Nota Fiscal Paulista e informado o seu CPF na ocasião da compra. (Atenção: NÃO UTILIZE O CNPJ DA ENTIDADE PARA AS SUAS COMPRAS.) É possível trocar de entidade favorita a qualquer momento e até mesmo desativar a opção, caso deseje.

Doação via aplicativo: [+]

Também é possível continuar realizando a doação de cupons fiscais sem a indicação do CPF para qualquer instituição. Basta acessar o app da Nota Fiscal Paulista, fotografar o QR Code ou digitar os dados do cupom e em seguida escolher para qual entidade serão destinados seus créditos.

Esse processo, porém, não é automático. O consumidor terá que fazer a doação "nota a nota".

Seleção do Novo Programa estimula jovens a descobrirem seus potenciais Durante o processo, dias de troca, aprendizado e autoconhecimento

Nos últimos meses, o Reciclar promoveu, em parceria com o Instituto Elos, o processo de seleção para a primeira turma de jovens do Novo Programa Reciclar. “Desenhamos um processo de seleção que pautado pela colaboração entre os participantes e que possibilitasse autoconhecimento e transformação a todos eles”, conta Mary Ellen Ferreira, explica Educacional do Reciclar.

Durante o processo, os jovens foram estimulados a descobrir suas próprias habilidades, refletir como se comportam nas suas relações e como suas ações impactam no meio em que vivem. Todas as experiências eram relatadas pelos jovens em uma plataforma online. “Estes foram os melhores dia da minha vida. Esses desafios me deixaram muito animada, mal posso esperar para começar o Novo Programa Reciclar”, diz a jovem Thayná de Oliveira.

Além de etapas virtuais, o processo de seleção contou com dois encontros presenciais. O primeiro, em outubro, reuniu os jovens na Escola Estadual Architiclino Santos. Durante todo o dia, os participantes foram envolvidos em dinâmicas, reflexões e momentos de cocriação. No segundo encontro, realizado em novembro na Escola Estadual Augusto do Amaral, os participantes se reuniram para celebrar as conquistas e aprendizados colhidos durante o processo de seleção. Eles também foram convidados a construir do projeto de vida que gostariam de materializar para em um período de curto prazo (até 2 anos). “Assim, mesmo os jovens que não forem selecionados, sairão do processo com as bases para trilhar um caminho de sucesso”, destaca Mary.

Seleção [+]

Toda a jornada dos jovens foi acompanhada por um Comitê de Seleção, que analisou o perfil de cada um dos participantes e a sua evolução ao longo do processo de seleção. “Nosso desafio era encontrar os jovens conectados ao perfil Novo Programa, que tivessem desejo de ir além e estivessem dispostos a dedicar tempo e energia para ter uma formação sólida e voar alto”, afirma Priscila Pasqualin, diretora jurídica do Reciclar. “Esperamos que, com este processo, tenhamos contribuído para que todos os participantes descobrissem seus potenciais e talentos”, completa.

A divulgação dos jovens selecionados para o Novo Programa Reciclar será realizada até o final do ano. O início das atividades está previsto para março de 2017. Até lá, a sede do Reciclar será reformada para receber os jovens da primeira turma do Novo Programa Reciclar. Saiba mais clicando aqui

Mãos à obra! Faça parte da revitalização da sede do Reciclar e seja empreiteiro de transformações sociais

Com o encerramento das atividades de 2016 no início do mês, o Reciclar começou à reforma para revitalização da sua sede. De acordo com as arquitetas responsáveis pelo projeto, as obras vão transformar os 500m2 em um espaço que estimule e materialize princípios como o protagonismo, a colaboração e integração entre recursos físicos e virtuais. “Tudo foi pensado para expressar a riqueza do que será vivido no Novo Programa Reciclar; a nova sede será um local de criação e troca, que favorece a aprendizagem e o desenvolvimento dos jovens”, explica Renata Ruggiero Moraes, diretora executiva do Reciclar.

A tecnologia será fundamental nesse processo de aprendizagem, garantindo pesquisas, conexões com outros grupos, trocas de ideias, desenvolvimento e prototipagem . Por isso, o Reciclar está captando recursos para renovação dos equipamentos de informática a serem utilizados no Novo Programa Reciclar por meio de uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Catarse.

A meta é captar R$ 33.900 até o dia 31 de dezembro. As primeiras doações já começaram a chegar, mas ainda há um longo caminho para atingir a meta. Faça parte! Doe e divulgue a nossa campanha entre seus amigos e contribua para formar jovens empreendedores engajados em promover mudanças positivas em suas vidas, no trabalho e na comunidade em que vivem.

Destinação dos recursos

11 3768-3607 www.reciclar.org.br Instituto Reciclar